Na estreia de Gary Speed, seleção galesa deixa muito a desejar.

Nesta terça-feira (8) tivemos a esperada estreia da Carling Nations Cup, torneio que une todas as seleções britânicas, exceto a inglesa.

No jogo inicial a República da Irlanda recebeu o País de Gales no Aviva Stadium e depois de sofrer um pouco no primeiro tempo, voltou melhor e acabou construindo uma grande vitória.

Gary Speed que estreou neste jogo no comando da seleção galesa quis inovar e armou os galeses em um 4-3-3, tendo na frente a novidade Robson-Kanu, juntamente com Church e Earnshaw.

Mesmo com este trio bem interessante quem se sobressaiu no primeiro tempo foi o meio-campo galês, formado por Crofts, King e Vaughan. Este último foi o que mais buscou o jogo.

Enquanto isso, a seleção irlandesa de Trapattoni veio no tradicional 4-4-2 e não se aproveitou dos muitos contra-ataques que teve, até porque, os wingers Duff e Coleman estavam apagados no jogo. E além disso, os dois homens mais centralizados- Gibson e Whelan- se encarregaram apenas da marcação.

Apesar de ter mais posse de bola e um aparente controle do jogo, a seleção galesa não conseguia espaços para finalizar, isso se deve a pouca participação de seus atacantes.

Para o segundo tempo, Trapattoni lançou mão de Doyle, que pouco fez na primeira parte, e colocou um atacante de mais velocidade, Shane Long. Este, assim que entrou já saiu na cara do goleiro Hennessey e quase abriu o marcador.

Este foi apenas o começo daquela que seria uma excelente atuação da seleção verde. Destaque para os mesmos Whelan e Gibson, que se tornaram cruciais nesta vitória, tanto por passarem a auxiliar mais o ataque quanto por participarem diretamente do primeiro gol irlândes, isso com apenas 15' do segundo tempo. Com passe de Whelan, Darron Gibson finalizou muito bem de fora da área, sem chances para o goleiro galês.

Parece que a partir daí quaisquer chances de reação por parte do País de Gales foram minadas. A seleção vermelha sentiu muito o gol e não tardou a levar o segundo.

Este veio apenas sete minutos depois com Damien Duff. A jogada foi toda pelo lado esquerdo com Shane Long, que ainda por cima contou com um tropeço do lateral Chris Gunter. Depois disso, rolou para o meio da área e Duff entrou no meio da zaga para marcar.

Gary Speed ainda tentou trocar os atacantes além de colocar o meia Joe Ledley- que inexplicavelmente não começou jogando, já que vive uma grande fase no Celtic- mas nada disso adiantou. O domínio irlandês foi incrível.

E para a alegria da maioria dos torcedores que estavam no Aviva Stadium, Keith Fahey- que entrou no segundo tempo, na vaga do apagado Coleman- fez um golaço cobrando falta com perfeição, 3x0.
Foi uma excelente estreia da República da Irlanda na competição. E ao que tudo indica, divide o favoritismo com a Escócia, na briga pelo título deste torneio britânico.

A seleção irlandesa só volta a campo no dia 23 de maio para enfrentar a Irlanda do Norte. Enquanto o País de Gales joga um dia depois, contra a Escócia. Amanhã, dia 9, a seleção escocesa enfrentará a Irlanda do Norte.

Gilmar Siqueira
terça-feira, 8 de fevereiro de 2011 às 20:40

Gostou? Compartilhe

Siga o Football League Brasil

Postagens recomendadas:

Comentários
0 Comentários

Seja o primeiro a comentar:

 
 
 

Blog Archive

Arquivo do blog