Peterborough e Darren Ferguson, um caso de puro sucesso

Peterborough United, um time relativamente jovem em comparação aos outros ingleses, fundado em 1934, e que nunca obteve grandes sucessos. Sua melhor colocação até hoje foi um décimo lugar na antiga Division One e atual Championship (segunda divisão inglesa).
Mas então, por que falar deste time? Bom, este "mítico" time foi o primeiro da carreira de Darren Ferguson, filho de nada mais nada menos que Sir Alex Ferguson, e justamente por isso, o "Posh", como é conhecido, atraiu um maior número de atenções dentro e (acreditem) até mesmo fora da Inglaterra.
Darren assumiu o time em janeiro de 2007, ou seja, no meio da temporada 2006/07 e salvou-os do rebaixamento, conquistando assim, a confiança da maior parte da torcida.
Ele também teve apoio fundamental de jogadores que estão entre os principais da história do "Posh", que são Aaron McLean (hoje no Hull City) e a dupla George Boyd e Craig Mackail-Smith, que permanecem no time até hoje. E isso deu ainda mais credibilidade para o iniciante treinador.
Já na temporada 2007/08, o time teve uma brilhante campanha na League Two, terminando em segundo lugar na competição e conseguindo a promoção direta para a League One, não deixando dúvidas da competência de "Fergie".
Mas o que ninguém esperava acabou acontecendo, de forma quase que milagrosa, o Peterborough mesmo sem ter um time brilhante, foi vice-campeão da "terceirona" e conseguiu uma vaga para a Championship.
Um duríssimo golpe, completamente inesperado para o time de London Road, foi a saída de Darren Ferguson, pouco antes do início da campanha na "segundona".
O que foi divulgado oficialmente é que ele havia deixado o time por mútuo consentimento. Mas há fortes indícios de que foi por um desentendimento com o presidente Darragh MacAnthony.
Já sob o comando de Mark Cooper, o "Posh" acabou sendo o lanterna da segunda divisão e a incrível ascensão deu lugar a dor do rebaixamento. Nem é preciso falar que Cooper foi demitido e para a volta à League One (2009/10) foi trazido Jim Gannon (atual técnico do Port Vale).
Contudo, as boas atuações não voltavam e o time não convencia dentro de campo. Mesmo assim, não caiu para a League Two. Resultado, Gannon também foi demitido.
Para a atual temporada, foi contratado Gary Johnson, que inclusive fez com que o time chegasse ao "top 6" da League One. Mas as atuações no gramado ainda eram contestadas.
Enquanto isso, Darren Ferguson "balançava" no comando do Preston (onde assumiu no returno da temporada 2009/2010), somando maus resultados e ainda por cima, amargando a lanterna da competição. Até que, em dezembro do ano passado, após apenas 49 jogos no comando, ele foi demitido.
Exatamente no dia 10 de janeiro deste ano, após uma derrota para o Fulham por 6x2 na FA Cup, Gary Johnson anunciou sua saída do Peterborough.
E com isso não se falava de outra coisa a não ser um possível retorno de "Fergie" ao banco de London Road. Pois bem, o presidente Darrgh MacAnthony "engoliu" seu orgulho e trouxe ele de volta para comandar o "Posh" rumo à Championship.
Não é segredo para ninguém que o entusiasmo acerca de sua volta foi enorme e mesmo após alguns resultados ruins, a esperança continuava. E esperar algumas rodadas valeu muito à pena para a torcida, já que depois que Darren reintroduziu vez seu estilo de jogo, o time passou a obter excelentes resultados, incluindo goleadas épicas. Vale lembrar a da última rodada, 6x0 frente ao Carslile e que inclusive, deixou a equipe com a marca de 56 gols em apenas 13 jogos em casa.
Hoje o Peterborough é o terceiro colocado, com 62 pontos, apenas 1 a menos que o vice-líder, Huddersfield. Mas detalhe, em relação ao Huddersfield, o "Posh" tem um jogo a menos.
Não há dúvida alguma de Darren Ferguson já faz parte da história deste time. Impressionante como o "Posh" caiu de produção com sua saída e depois se reergueu de uma forma fantástica com seu retorno. E ainda por cima,  pode tranquilamente voltar para a Championship de forma direta mais uma vez.

Gilmar Siqueira
domingo, 13 de março de 2011 às 21:50

Gostou? Compartilhe

Siga o Football League Brasil

Postagens recomendadas:

Comentários
0 Comentários

Seja o primeiro a comentar:

 
 
 

Blog Archive

Arquivo do blog