Em jogo eletrizante, Swansea garante promoção



Após noventa minutos de um jogo espetacular, o Swansea confirmou seu merecido acesso após 28 anos longe da divisão máxima da Inglaterra.

Em meio a 86.581 pessoas, o Reading teve a primeira chance da partida com menos de dois minutos. Jimy Kebbe arranca pela esquerda e cruza na área para Angel Rangel, que divide com De Vries e por muito pouco não marca. A resposta do Swansea, porém, é imediata e Fabio Borini, no lance seguinte, cobra falta da entrada da área com muito perigo.



Apesar do susto, o Reading foi melhor em campo nos 15 minutos iniciais, principalmente nas jogadas de lado com Jimmy Kebe, surpresa na escalação dos Royals. Mas tudo começou a mudar quando Scott Sinclair entrou em cena.

Primeiro, o garoto viu Nathan Dyer ser derrubado na área por Zurab Khizanishvili. Pênalti assinalado por Phil Dowd e convertido pelo artilheiro do Swansea na temporada.

O gol desastabilizou a equipe inglesa, que errou a saída de bola seguinte e pagou caro pelo vacilo. Stephen Dobbie arrancou pela ponta direita, ganhando de Ian Harte na velocidade uma bola que parecia perdida, e cruzou para Scott Sinclair ampliar a vantagem dos Swans na decisão.

Precisando voltar ao jogo, os Royals tiveram a oportunidade com Noel Hunt, que cabeceou por cima do gol, mas foi o time de Brendan Rodgers que voltou a balançar as redes. Novamente pela direita, Nathan Dyer se livrou de Jobi McNuff com facilidade e cruzou para Stephen Dobbie, que provou que tem estrela (afinal ele marcou contra o Nottingham Forest na semi-final e a favor do Blackpool na final da temporada passada) e dá entrada da área marcou o terceiro gol dos Cisnes.

O Reading estava descontrolado, tanto que perdeu o assistente Nigel Gibbs e o reserva Jay Tabb, expulsos no intervalo após ofenderem o árbitro Phil Dowd.

Mas ao contrário do que os já cabisbaixos torcedores esperavam, o time dirigido por Brian McDermott voltou disposto a reverter a situação e eles apostariam na bola parada para isso. Logo aos cinco minutos, McNuff cobrou escanteio e Noel Hunt raspou de cabeça, a bola desviou em Joe Allen e morreu no fundo do gol de Dorus De Vries.

Claramente jogando nos contra golpes, o Swansea teve duas grandes oportunidade com Stephen Dobbie, mas não conseguiu aproveitar. Em uma delas, o winger chegou a driblar dois jogadores, mas bateu torto.

Contudo, quem chegou ao gol mais um vez foi o Reading. Em mais uma cobrança de escanteio, o capitão Matt Mills subiu livre para diminuir a vantagem do Swansea para apenas um gol.

O gol animou de vez a equipe de Berkshire, que por muito pouco não empatou a partida no minuto seguinte quando Jem Karacan acertou a trave.

E foi justamente quando o Reading era melhor e lutava bravamente pelo empate que veio o golpe de misericórdia dos Cisnes. Andy Grffin cometeu um pênalti infantil em Fabio Borini e Scott Sinclair anotou seu hat-trick na partida e 28° gol na temporada.

A penalidade convertida selou o acesso do Swansea, que após quase ser rebaixado para a 5ª divisão em 2003 chega a Premier League pela primeira vez na sua história se tornando assim o 45° time a disputar a nova fórmula campeontao inglês, iniciado em 92/93.

Festa da torcida em Wembley e dos jogadores, que prestaram uma homenagem a Besnian Idrizaj, jogador que era do elenco, mas faleceu em maio de 2010, com 22 anos.

Lucas Leite
segunda-feira, 30 de maio de 2011 às 14:20

Gostou? Compartilhe

Siga o Football League Brasil

Postagens recomendadas:

Comentários
0 Comentários

Seja o primeiro a comentar:

 
 
 

Blog Archive

Arquivo do blog