Stevenage estará na League One 2011/2012!!!!

No sábado em que se falava apenas na final da Champions League entre Manchester United x Barcelona, pelo menos um time inglês fez festa em Old Trafford. Sim, a final do play-off foi disputado em Manchester, já que Wembley estaria recebendo a final do campeonato europeu. Se em Wembley os Red Devils perderam, em Manchester, um outro time, com as mesmas cores, tratou de vencer o jogo decisivo pela League Two. O Stevenage bateu o Torquay United pelo placar de 1-0 e conquistou o acesso à League One da próxima temporada. O Torquay estava invicto contra o adversário, já que nos seis jogos anteriores não havia perdido nenhum. Mas o Stevenage, que já fez uma FA Cup sensacional, demonstrou que não peca no momento da decisão. Não tremeu diante do Newcastle na partida pela Copa nacional, e muito menos no jogo disputado ontem. Ambos os clubes conseguiram ascensão meteórica no futebol nacional, já que eram rivais pela Blue Square Premier League até duas temporadas atrás. Essa chance de acesso já representava um marco na história dos dois clubes.

O jogo começou com o Stevenage melhor, já podendo ter aberto o placar aos 4 minutos, mas Craig Reid foi travado por dois zagueiros no momento da finalização. A jogada começou com Darius Charles, o melhor jogador em campo no primeiro tempo. Charles aliás, tem uma história curiosa. Ele era zagueiro em times como Crawley Town e Ebbsfleet United, mas foi colocado pelo treinador Graham Westley como um atacante. Na nova posição, o jogador fez uma temporada excelente, apesar de ainda perder alguns gols. Tanto que o treinador agradeceu a ele ao término da partida, destacando a sua qualidade e sua opção por continuar jogando mais a frente, mesmo após o técnico cogitar colocá-lo novamente como zagueiro central.
 
O Stevenage continuava superior no jogo, e John Mousinho obrigou o goleiro Scott Bevan a fazer uma grande defesa, jogando a bola para escanteio. O Torquay não conseguia chegar com a posse da bola, e apostava em bolas jogadas pelo alto, buscando o atacante Chris Zebroski. O jovem Eunan O'Kane, o melhor jogador do time nas semifinais, não conseguia aparecer no jogo, até pelo seu estilo de jogo, de toque de bola. Os seus potentes chutes de fora da área não surtiam efeito, e o jogador não acertou o alvo durante os 90 minutos. Billy Kee teve uma boa chance aos 35 minutos, mas seu chute foi alto, sobre o gol de Chris Day.
 
Aos 41 minutos, explosão vermelha em Old Trafford. John Mousinho percorreu uma distância enorme com a bola dominada, driblou dois adversários, e bateu o goleiro Bevan, com um belo chute de fora da área. Golaço.
A reação imediata por pouco não veio, mas o artilheiro Zebroski se atrapalhou na conclusão do lance, e acabou chutando para fora. Na outra chance, seu chute acabou desviado, saindo pela linha de fundo. O primeiro tempo terminou assim, o Stevenage muito superior saiu vencedor, 1-0.
   O segundo tempo começou com o Torquay United fazendo uma pressão incrível, com Billy Kee obrigando o goleiro Chris Day a uma belíssima defesa, já no minuto inicial de jogo. Logo depois, Tomlin foi travado pela defesa no exato momento em que finalizaria. O corte pareceu um gol, tamanha vibração do estádio por parte do torcedor do Stevenage.
 
A pressão seguia, mas Charles em um contra-ataque acabou chutando fraco, perdendo a chance de abrir 2-0 no jogo. O lance animou ainda mais o Torquay, que foi para cima, e contou com a melhora significativa de todo o seu setor ofensivo, apesar de Zebroski não estar em um dia inspirado.
 
Na melhor chance do segundo tempo, Jake Robinson chutou com extrema categoria de fora da área, mas a bola caprichosamente bateu no travessão. Pouco tempo depois da jogada, o técnico Paul Buckle o sacou do time, embasbacando a todos. Se não pela partida de Robinson, pela temporada feita pelo jogador, que mostrou que pode fazer a diferença. No final do jogo, o capitão do Stevenage, Mark Roberts, salvou o time de sofrer o empate, bloqueando a finalização de Chris Tomlin.
 
Ao final do jogo, festa de um lado e desapontamento do outro. Os jogadores do Stevenage foram até o torcedor, agradecer pelo apoio incondicional oriundo das arquibancadas por toda a temporada. John Mousinho visivelmente emocionado foi o nome da festa, puxando os outros jogadores até junto da torcida.
 
Alguns pontos merecem ser destacados na campanha do Stevenage: o poder de reação do grupo diante da pressão concebida pela imprensa após bater o Newcastle na FA Cup; não ter perdido nenhum jogo na temporada da League Two após sair na frente do placar; e a arrancada na tabela de classificação, já que em Janeiro o time ocupava o 17º lugar.
 
No lado do Torquay United, não se sabe se o técnico Paul Buckle permanecerá no comando do time para próxima temporada. Ele, que recentemente recusou um convite para assumir o Bristol Rovers, anunciará sua decisão oficial nessa segunda-feira.

Gustavo Rodrigues de Vargas
domingo, 29 de maio de 2011 às 10:56

Gostou? Compartilhe

Siga o Football League Brasil

Postagens recomendadas:

Comentários
0 Comentários

Seja o primeiro a comentar:

 
 
 

Blog Archive

Arquivo do blog