Expectativas para 2011-2012: Championship

Na última temporada deu QPR. E agora?

No próximo fim de semana começará a temporada da Championship e, como sempre, temos muitas expectativas acerca das equipes, principalmente pela movimentação no mercado.

Favoritos

Antes de a bola rolar para valer, duas equipes estão despontando como as principais favoritas ao título: West Ham e Leicester. O primeiro veio da Premier League e já trouxe bons nomes para seu banco de reservas, tais como Kevin Nolan, Abdoulaye Faye e Matt Taylor.

Os comandados de Sam Allardyce perderam poucos jogadores (Demba Ba, Hitzlperger e Radoslav Kovac) e isso é um fator importantíssimo, já que o elenco está muito entrosado. A volta do West Ham é bastante provável. Já o título, não.

Os Hammers só não são os grandes candidatos ao título da temporada porque o Leicester se movimentou muito bem nesta janela, trazendo Kasper Schmeichel, Neil Dann, David Nugent, Matt Mills, Paul Konchesky, John Pantsil, Michael Johnson e Gelson Fernandes. Acrescentados a um time que já contava com Darius Vassell, Sol Bamba, Paul Gallagher e Andy King.

Sob o comando de Sven-Göran Eriksson, os Foxes até agora têm o melhor elenco da temporada, mas ainda geram dúvidas em algumas pessoas. Estas, que tendem a desaparecer com o começo da Championship.

Zona de play-offs

Que a Championship é um campeonato disputado não restam dúvidas. Portanto, os possíveis candidatos às quatro vagas nos play-offs são muitas.

Até agora Blackpool, Reading e Cardiff se mostram os mais capacitados. O Blackpool, recém rebaixado da Premier League, perdeu alguns jogadores, mas se reforçou da forma contundente para a disputa da segundona.

Ian Holloway sabe trabalhar na divisão e a baixos preços trouxe Bojan Djordjic, Kevin Phillips, Matt Hill, Gerardo Bruna, Barry Ferguson, Ángel Martínez e Craig Sutherland.

O Reading, que perdeu a última final dos play-offs para o Swansea, não contará mais com o capitão Matt Mills e para seu lugar trouxe Bongani Khumalo, emprestado pelo Tottenham.

À parte disso, não houveram grandes movimentações nos Royals. Exatamente por isso o time comandado por Brian McDermott vigora entre os favoritos para conseguir uma vaga nos play-offs.

O Cardiff City fez grandes movimentações, a começar pelo banco de reservas. Os Bluebirds demitiram o experiente Dave Jones e, para seu lugar trouxeram o jovem Malky Mackay, do Watford.

Para suprir as saídas de Craig Bellamy, Jay Bothroyd e Michael Chopra, Mackay procurou investir em Don Cowie, Robert Earnshaw, Aaron Gunnasson, Jose Mason, Filip Kiss e principalmente Kenny Miller.

Por todos estes nomes, muitos pensariam em colocar o time galês como um dos favoritos ao título, mas precisamos ter em mente que, além dos jogadores, Malky Mackay chegou agora ao banco de reservas do time e não tem outra experência gerencial além da obtida com o Watford.

Parte de baixo da tabela

Doncaster, Crystal Palace e Coventry têm os elencos mais "fracos" da Championship e são os "favoritos" ao descenso.

Vale destacar que, para esta temporada não há como citar times com grandes disparidades entre si, assim como foi no último campeonato. Tanto que o Doncaster, primeiro fora da zona de rebaixamento, terminou 6 pontos à frente do Preston, o primeiro na "região da degola".

Há algum tempo atrás, logo quando caíram, Portsmouth e Middlesbrough tinham, supostamente, enormes chances de retornar à Premier League. No entanto, seguem como grandes incógnitas.

Falar em rebaixamento é até um pouco de exagero, mas é preciso destacar que tanto o Pompey quanto o Boro não têm grandes elencos. O primeiro ainda por cima perdeu Michael Brown e David Nugent, seus principais jogadores.

Possíveis surpresas

Em 2010-2011 tivemos os três clubes que haviam subido da League One -Leeds, Norwich e Millwall- brigando no topo da tabela até o fim da temporada. O Norwich, inclusive, foi vice-campeão.

Para 2011-2012, a equipe que parece mais forte e pode até brigar por uma vaga nos play-offs (!!!) é o Southampton. O time comandado pelo ótimo Nigel Adkins conta com jogadores de muita qualidade, como Guly do Prado, Adam Lallana, Rickie Lambert, Alex Oxlade-Chamberlain e agora Jack Cork, contratado junto ao Chelsea.

O Peterborough chegou à Championship após vencer o Huddersfield na final dos play-offs da League One e foi tido como o time que mais encantou na "The Football League", isso por seu esquema ultra-ofensivo armado por Darren Ferguson, claramente inspirado no Barcelona.

Contudo, o Posh não contará com um dos principais jogadores de sua história na segundona, já que Craig Mackail-Smith foi vendido ao Brighton.

O Brighton, de Gus Poyet, foi o campeão da League One, mas é claramente o time com elenco mais limitado entre os três. Os Seagulls contrataram apenas para repor perdas de elenco. Saíram Glenn Murray, Elliott Bennett e Jimmy McNulty; chegaram Will Buckley, Kazenga LuaLua e Craig Mackail-Smith.

Gilmar Siqueira
domingo, 31 de julho de 2011 às 21:54

Gostou? Compartilhe

Siga o Football League Brasil

Postagens recomendadas:

Comentários
0 Comentários

Seja o primeiro a comentar: