O primeiro jogo da seleção brasileira foi contra...o Exeter!

Exatamente, o primeiro jogo disputado pela genuína seleção brasileira (não por combinados) foi contra o Exeter City, time que na época estava na regional terceira divisão inglesa, e hoje, encontra-se na League One (também terceira divisão inglesa, mas não regional).

Seleção brasileira.

Tudo isso começou quando, em 1914 nossos vizinhos argentinos enviaram um convite à FA, para que algum clube inglês fizesse uma turnê pela América do Sul, para incentivar a prática do futebol. A federação inglesa, por sua vez, indicou o Exeter City.

Em 22 de maio do mesmo ano o time deixou o porto de Southampton e rumou para Santos, onde desembarcou 18 dias depois. Logo na sua chegada houve um certo probleminha, já que os jogadores acabaram sendo presos por terem ido mergulhar no mar, sem saber que era proibido. Não fosse por um policial, com conhecimento da turnê e da equipe, talvez o jogo histórico não tivesse acontecido.

Depois de vencer dois combinados brasileiros por 3x0 e 5x3, chegou o tão aguardado dia do jogo contra a seleção brasileira, 21de julho de 1914. A partida foi organizada pela FBS (Federação Brasileira de Sports) que convocou jogadores de Rio de Janeiro e São Paulo.

Dentre estes jogadores estavam o mítico goleiro Marcos Carneiro de Mendonça e o artilheiro Arthur Friendereich. Como não havia treinador, quem comandou o time foi o capitão Rubens Salles.

Exeter City.
O palco do duelo foi o estádio das Laranjeiras, que na época era o maior do país com capacidade para 6 mil pessoas. Mas estima-se que 10 mil presenciaram este fato histórico. Quem diria que um time da terceira divisão inglesa faria os brasileiros tirarem os chapéus e guarda-chuvas do armário, lustrarem os sapatos e lotarem as Laranjeiras.

Quando a bola rolou se viu um grande nível técnico e o Brasil não tardou muito a abrir o placar. O autor deste histórico gol foi Oswaldo. E assim a imprensa brasileira o relatou: "Os espectadores foram à loucura, acenando com os chapéus e bengalas. As senhoras e senhoritas acenaram com seus lenços, gritando 'hurrahs'".

Outro lance peculiar do jogo se sucedeu com Arthur Frienderich. Segundo relatos, ele perdeu dois dentes após uma disputa de bola com um dos ingleses.

O derradeiro gol brasileiro foi marcado por Osman. Depois deste, o árbritro Harry Robinson apitou e a torcida invadiu o gramado, colocando os jogadores sobre seus ombros e os elevando à categoria de heróis nacionais.

Assim jogou o Brasil naquele dia: Marcos de Mendonça; Píndaro e Nery; Lagreca, Rubens Salles e Rolando; Abelardo, Oswaldo Gomes, Friendreich, Osman e Formiga

E o Exeter veio a campo com: Loran; Jack Fort e Strettle; Rigny, Lagan e Hardin; Hold, Whittaker, Hunter, Lovett e Goodwin.

*Cliquem neste link e vejam imagens inéditas do jogo

Gilmar Siqueira
segunda-feira, 18 de julho de 2011 às 13:01

Gostou? Compartilhe

Siga o Football League Brasil

Postagens recomendadas:

1 comentários: