Ainda dá para salvar a temporada?

A polêmica figura de Eddie Mitchell.

Depois de quase conseguir um acesso para a Championship na temporada passada, o Bournemouth teve um péssimo começo em 2011-2012 e frequenta a zona de rebaixamento. Isso se deve ao êxodo de jogadores importantes do elenco -mais precisamente 7- e também a problemas financeiros. Mas ainda há como reverter esta situação?

Em 2009-2010 os Cherries conseguiram o acesso direto para a League One, terminando com um vice-campeonato da League Two. Como nem tudo era perfeito, dada a fragilidade de seu elenco e os poucos investimentos em contratações, o clube já era visto como um dos candidatos ao rebaixamento.

Mas a equipe estava pronta para mostrar que poderia permanecer na terceira divisão, no entanto, conseguiu bem mais do que isso. Por sucessivas rodadas o Bournemouth permaneceu na primeira colocação, deixando para trás times como Brighton (que viria a ser campeão) e Southampton (vice). Muito deste grande desempenho era colocado na conta do jovem treinador Eddie Howe, de apenas 33 anos. Sob seu comando o time conseguiu o acesso (inesperado) e o bom desempenho na League One (mais inesperado ainda).

Fazendo um trabalho tão bom assim era inevitável o assédio por parte de outros times. E foi exatamente o que aconteceu: depois de uma novela que se prolongou por semanas, Eddie Howe deixou o comando dos Cherries e se juntou ao Burnley, na Championship. Com isso, surgiu uma enorme dúvida por parte dos torcedores acerca de quem seria seu substituto. Não foi preciso procurar muito, já que o sucessor de Howe foi escolhido dentre o elenco (isso mesmo, elenco e não comissão técnica) do clube. Lee Bradbury era o capitão do Bournemouth e homem de confiança tanto da diretoria quanto dos jogadores.

Absolutamente ninguém esperava que ele continuasse o bom trabalho de Howe, muito pelo contrário, as expectativas eram bastante pessimistas. Mas em pouco tempo, Bradbury provou que as estrelas do time eram os jogadores e não o treinador, conseguindo uma vaga para os play-offs da League One. O acesso não veio, mas as esperanças de uma boa campanha em 2011-2012 se renovaram.

O "susto" começou na pré-temporada, quando jogadores importantes deixaram o Dean Court e Bradbury precisou mostrar que também tem qualidades de manager contratando atletas rapidamente e a baixo custo, dados os problemas financeiros do clube. Reformar um elenco não é nada fácil, mas o ex-capitão dos Cherries o fez.

Com esta crise abatendo o Bournemouth, a torcida se mostrou bastante paciente nas primeiras três rodadas apoiando o clube mesmo com as derrotas. Mas este "clima" durou pouco. Enquanto a paciência ia se esgotando, as atuações em campo iam piorando cada vez mais, sem que aparentemente nada pudesse ser feito para reverter isso.

A situação piorou quando começaram os protestos contra o presidente Eddie Mitchell, que não investiu todo o dinheiro arrecadado em novas contratações de alto nível. Mitchell, que é uma figura muito polêmica, respondeu ao fãs no forum dizendo "que não era contador, mas havia 1,4 milhão de libras em caixa". Mas se havia todo este dinheiro, por que ele não investiu? Logicamente a questão financeira é bem mais complexa do que parece.

Exigindo uma resposta contundente, a torcida seguiu protestando e, em um jogo no Dean Court, Mitchell pegou um microfone, foi à beira do campo e disse que todos os insatisfeitos poderiam torcer para o Southampton. Resultado: ele precisou ser escoltado pela polícia até a saída do estádio, para que não fosse atacado pelos torcedores enfurecidos.

Quando tudo parecia piorar, surgiu uma "luz no fim do túnel". Nesta sexta-feira (28), o clube anunciou um novo investidor. Acredita-se que este seja o empresário russo do ramo petroquímico Maxim Demin, o qual, já contou com os serviços da construtora de Mitchell há poucos anos. Segundo o presidente dos Cherries, ele comprou 50% das ações que pertenciam ao ex-presidente Jeff Mostyn e Steve Sly, dirigentes que ficaram há um bom tempo a serviço do clube.

"Este é o início de uma nova era no Bournemouth. Gostaria de agradecer a Steve e Jeff por sua colaboração durante as negociações", declarou Mitchell. Com uma nova "injeção" financeira, fatalmente novos jogadores devem chegar, o que facilitará demais o trabalho de Lee Bradbury, que atualmente briga contra o rebaixamento, mas pode mudar isso no returno.





Gilmar Siqueira
sexta-feira, 28 de outubro de 2011 às 21:44

Gostou? Compartilhe

Siga o Football League Brasil

Postagens recomendadas:

Comentários
0 Comentários

Seja o primeiro a comentar:

 
 
 

Blog Archive

Arquivo do blog