Isso é longevidade


Neste fim de semana Sir Alex Ferguson comemorou 25 anos no comando do Manchester United, mas ele não é o maior exemplo de longevidade no futebol inglês no século XXI. Na League Two, Dario Gradi permaneceu por 28 anos quase ininterruptos no Crewe Alexandra. Mas anunciou hoje que abandonou o cargo, permanecendo apenas na diretoria.

Em 1983, ano de sua chegada, o clube havia acabado de escapar do rebaixamento e teve a sorte de permanecer na "The Football League". Mal sabia a torcida que ele conseguiria mudar radicalmente o rumo do Crewe. Até então, Gradi vinha apenas de dois trabalhos no Wimbledon e no Crystal Palace, onde não obteve grandes sucessos.

Desde o início da carreira seu maior trunfo foi revelar jogadores. Ele foi responsável pela formação de nada menos que David Platt, Rob Jones, Danny Murphy, Neil Lennon, Dean Ashton, David Vaughan e muitos outros. 

Assim ele conseguiu, aos poucos, montar um time forte sem fazer grandes contratações. E a receita gerada com a venda de tais jogadores era enorme. Ele permaneceu por 24 anos apenas como treinador, o que é um número simplesmente admirável.

A verdade é que a paciência da diretoria com ele foi muito maior do que a do Manchester United com Ferguson. Uma coisa é passar 25 anos em um grande clube conquistando títulos, outra bem diferente é permanecer 28 anos em um time da "The Football League" sem conquistar nem sequer um título de expressão.

Em 1989 Gradi conseguiu levar o Crewe à terceira divisão, após vencer o último jogo da temporada, em Tranmere. Eles até caíram outra vez em 1992, mas voltaram na temporada seguinte, sendo agraciados, inclusive, com o Prêmio Bobby Moore, pela máxima disciplina em campo.

O ápice ainda veio no ano de 1997, quando Gradi os levou à segunda divisão, vencendo o Brentford, em Wembley, na final dos play-offs. Sua melhor colocação na tabela foi a 11a., conseguida na temporada posterior ao acesso.

O Crewe Alexandra permaneceu por mais 5 anos na segunda divisão, sendo rebaixado em 2002. Neste mesmo ano Gradi tornou-se o primeiro treinador a atingir a marca de 1000 jogos no comando de uma equipe.

A queda logo foi esquecida, já que o time foi promovido outra vez em 2003, quando ficou por três temporadas lutando contra o rebaixamento da Championship, até que, em 2006, acabou não resistindo. Pouco antes, em 2004, seus serviços prestados ao futebol foram reconhecidos no "Hall of fame" do futebol.

Em 2007 ele anunciou que estava deixando o comando técnico do time, mas continuaria como diretor. Entretanto, foi forçado a voltar um ano depois, já que Steve Holland não conseguiu corresponder às expectativas.

Hoje (10), Gradi novamente fez a opção por permanecer apenas na diretoria. Mas, diferentemente de 2007, ele pareceu mais pressionado no presente momento. Já havia sido vaiado na derrota para o Torquay no fim de semana e o mesmo aconteceu após a eliminação no Johntone's Painty Trophy.

Parece que parte da torcida do Crewe não sabe reconhecer o que ele fez pelo clube. Uma lástima. Seu substituto será o ex-zagueiro Steve Davies, que foi uma de suas primeiras contratações para a equipe. Davies sabe que não será fácil tentar substituir Gradi. Ele será muito exigido, mas também disse que não hesitará em pedir conselhos a seu "mestre".

Gilmar Siqueira
quinta-feira, 10 de novembro de 2011 às 21:43

Gostou? Compartilhe

Siga o Football League Brasil

Postagens recomendadas:

Comentários
0 Comentários

Seja o primeiro a comentar:

 
 
 

Blog Archive

Arquivo do blog