O peso da tradição

PNE trouxe  "Westley do Stevenage ou do Fanborough?"

Na última sexta-feira Preston e Stevenage chegaram a um acordo de compensação para que Graham Westley pudesse ser o novo treinador dos Lillywhites. As negociações se desenrolaram por cerca de 4 semanas, e acabaram favorecendo o Preston. Ele deixou uma equipe na sexta colocação para pegar outra na 10ª, com 6 pontos a menos.

Como se não bastassem os problemas em campo, o tradicional PNE também conta com inseguranças administrativas. No fim do ano passado o presidente Maurice Lindsay foi forçado a abandonar seu cargo por problemas de saúde. Não tardou muito até que encontrassem um substituto: Peter Risdale (sempre ele). E sua primeira atitude foi demitir o técnico Phil Brown.

Tudo bem que o ex-treinador do Hull começou esta temporada com muitos "altos e baixos", mas não foi este o motivo da demissão. Claramente Risdale, por algum motivo, não confiava no técnico e queria ele fora do time. Vivendo uma crise financeira e sem poder prometer reforços ao novo gerente, será que foi uma boa escolha? A resposta estava na ponta da língua dos torcedores: "Não!" Isso demonstrou o medo que todos estavam sentindo com respeito ao câmbio no banco de reservas.

Alguns dias depois foi vinculado pela imprensa que o Preston gostaria de negociar com Graham Westley, mas o Stevenage não deu permissão. Parecia improvável que depois de anos ele deixasse o Borough para assumir um time em crise. Mas assim que o clube deu "abertura" para tais negociações, tardaram poucos dias até que ele fosse anunciado no PNE.

Apesar de experiente, esta é apenas a segunda temporada de Westley na The Football League. Por outro lado, seus predicados são ótimos. Nos últimos 3 (quase 4) anos ele literalmente mudou a história do Stevenage, tirando o time da Conference e o levando à League Two pela primeira vez em mais de cem anos. Nas duas últimas temporadas foram dois acessos consecutivos. Nem todos sabem, mas foi o próprio Westley que consolidou o Borough também na Conference em sua primeira passagem por lá (de 2003 à 2006).

Mas nem tudo foi perfeito na carreira do treinador. Antes de sua primeira passagem pelo Stevenage, ele tornou-se acionista majoritário do jovem Fanborough United e se autoproclamou treinador. No começo tudo foi perfeito, tanto dentro quanto fora de campo, mas uma decisão sua deixou uma mancha no time que perdura até os dias de hoje. Em um jogo válido pela 4ª rodada da FA Cup, o Fanborough ia enfrentar o Arsenal e, por decisão de Westley, abriu mão do mando de campo para jogar em Highbury. Resultado: o time tomou 5x1 e perdeu muito dinheiro. Nem é preciso dizer que depois disso Westley foi forçado a deixar o clube.

Realmente seria exagero taxar Graham Westley por esta grande falha em sua carreira depois do trabalho brilhante que ele fez no Stevenage, mas é sempre bom colocar sobre a mesa os prós e contras. Provavelmente foi isso que fez Risdale ao contratá-lo. Mas por que, sendo tão ambicioso ele deixou um time que está na zona de play-offs para pegar outro no meio da tabela? A única explicação para isso é toda a tradição do Preston. Escrever seu nome na história do primeiro campeão inglês não é para qualquer um. E é isso que Westley está buscando.

Uma situação parecida aconteceu na temporada passada, quando Eddie Howe deixou o Bournemouth a caminho do Burnley, após um excelente trabalho. Mas o Bournemouth ainda assim conseguiu se classificar para os play-offs. No caso do Stevenage, talvez as coisas sejam um pouco mais complicadas. Westley foi quem montou todo o elenco do Borough e tinha total confiança dos jogadores (trabalhou com alguns desde a época que treinava o Kettering). Sendo assim, encontrar um substituto não vai ser tarefa fácil para a diretoria.

Westley também terá um desafio: conseguir conquistar a confiança de alguns medalhões e outros garotos com potencial imenso, mas que ainda não renderam o que podem. Não restam dúvidas de que ele precisará mais do que nunca da ajuda de gente como Alexander Graham, que está há um bom tempo nos Lillywhites, para que esta adaptação aconteça o mais rápido possível. Se tudo der certo e ele tiver condições de aplicar o que aprendeu nos últimos anos, seguramente terá sido uma "aposta" válida de Risdale.

Gilmar Siqueira
quarta-feira, 18 de janeiro de 2012 às 22:00

Gostou? Compartilhe

Siga o Football League Brasil

Postagens recomendadas:

1 comentários:

  1. Que post excelente, disse tudo...

    E que ele pelo menos, dê mais dignidade nessa reta final ao PNE. Já que Play-Offs é nula a chance.

    http://pnefcbr.blogspot.com/

    ResponderExcluir

 
 
 

Blog Archive

Arquivo do blog