Reading assume a liderança da Championship!

Lembrando os tempos de Rotherham.

Nesta sexta-feira (13), naquele que foi um dos jogos mais importantes da temporada, o Reading venceu o Southampton por 3x1 em St Mary's e assumiu a liderança da Championship (85 pontos). Os Royals contaram com um inspiradíssimo Adam Le Fondre, que marcou dois gols.

Sem dúvidas o clima para esta partida era o melhor possível. As duas equipes vinham empatadas com 82 pontos e quem vencesse daria uma bela "arrancada" rumo ao título da segundona inglesa. Além do mais, neste grande jogo vimos o duelo entre dois dos maiores treinadores da Football League: Nigel Adkins e Brian McDermott.

Pareceu que antes de a bola rolar Adkins levou certa vantagem, já que seu time não tinha desfalques e ele pôde se dar ao luxo de contar com De Ridder e Guly do Prado no banco. McDermott, por outro lado, estava sem os fundamentais Mikele Leigertwood e Jem Karacan. Por isso, foi obrigado a confiar no inconstante (ao menos nesta temporada) Jay Tabb e em Hayden Mullins (emprestado pelo Portsmouth).

Os desfalques se mostraram providenciais logo no começo da partida. Armado em um 4-4-2 ortodoxo, com Billy Sharp e Rickie Lambert na frente, o Southampton foi para cima e não tardou muito em obrigar Adam Federici a trabalhar. Primeiro foi Lambert e depois Lallana. Os jogadores do time anfitrião estavam fazendo a defesa dos Royals -principalmente Cummings e Gorkss- suar a camisa.

Também em um 4-4-2 estava o Reading, que tinha Noel Hunt e Jason Roberts no ataque mais McAnuff e Kebe pelos flancos. Um time veloz preparado para os contra-ataques. Bom, isso foi na teoria, porque na prática os comandados de Brian McDermott só tiveram uma oportunidade no primeiro tempo. Esta veio aos 19 minutos e, por ironia do destino, resultou em um gol dos Royals: Jimmy Kebe recebeu na ponta-direita e cruzou para o sul-africano Jason Roberts marcar de cabeça.

Por vezes a atuação do Southampton fez recordar o time do mês de janeiro, que mantinha a posse de bola mas não sabia o que fazer com ela. A diferença é que, no mês em questão, os Saints estavam sem Lallana e Guly resolvia. Na partida contra o Reading não houve o que fazer. A "redonda" chegou poucas vezes aos pés de Lambert. 

Aparentemente apenas uma coisa mudou para o segundo tempo: a competência do Southampton. Parece que os jogadores de frente entraram mais ligados para os 45 minutos finais. Isso ficou evidente quando, logo aos 3', Lambert conseguiu empatar a partida após tabela com Billy Sharp dentro da área adversária. Provavelmente esta foi a única vez que um toque de Sharp resultou em algo perigoso nesta partida.

Depois do empate os Saints mantiveram a pressão e passaram a tocar a bola com ainda mais frequência no campo de ataque. O meio-campo dos Royals estava sendo completamente "engolido" (desde o primeiro tempo).

Nesta hora provavelmente McDermott olhou para o banco e viu que só tinha Gunnarsson como opção mais confiável para o meio. Foi então que ele resolveu arriscar: tirou Tabb e colocou Adam Le Fondre. Com isso os Royals passaram a jogar em um 4-3-3, com Roberts e Hunt pelas pontas e apenas o ex-atacante do Rotherham United mais preso na área  vermelha e branca.

Foi "tiro e queda". Não tardou muito até que o Reading (finalmente) passasse a aproveitar os espaços deixados pela equipe da casa. Foi assim que, aos 27', Le Fondre aproveitou um belo passe de Kebe e finalizou com raiva, sem dar qualquer chance de defesa a Davis.

Depois do 2x1 o Southampton não foi mais o mesmo e se descontrolou. E para "minar" quaisquer chances dos Saints, já nos acréscimos Le Fondre recebeu um belo lançamento, passou por José Fonte, driblou Davis e tocou no gol vazio. Este resultado colocou o Reading na ponta da Championship, coroando a fantástica temporada da equipe.

Por Gilmar Siqueira

Gilmar Siqueira
sexta-feira, 13 de abril de 2012 às 21:53

Gostou? Compartilhe

Siga o Football League Brasil

Postagens recomendadas:

Comentários
0 Comentários

Seja o primeiro a comentar:

 
 
 

Blog Archive

Arquivo do blog