Jack Collison deixa bem encaminhada a classificação do West Ham

Collison foi o herói da noite.

Começaram os play-offs da Championship 2011-2012! O Cardiff City Stadium foi palco da primeira peleja, disputada entre o anfitrião Cardiff e o West Ham. A estrela do jogo foi justamente um jogador nascido em Gales: Jack Collison. Graças a seus dois gols os Hammers já têm a classificação para a final bem encaminhada.

Os treinadores não tiveram muito do que reclamar, já que os dois times puderam contar com força máxima para o duelo. Enquanto Sam Allardyce  apostou em Ricardo Vaz Te e Carlton Cole, Malky Mackay depositou toda a sua confiança em Le Mason e Kenny Miller.

Como esperado, o time da casa foi para cima nos minutos iniciais. Armados em um 4-4-2 os Bluebirds "bombardearam" a área do West Ham, mas sem muito sucesso. Com sua já característica calma o time de Allardyce só atacou quando conseguiu encontrar um espaço. E isso aconteceu exatamente aos nove minutos, quando Vaz Te escapou da marcação pelo flanco esquerdo e cruzou para o meio da área. Ao invés de Cole aparecer para empurrar à meta, quem fez este papel foi Jack Collison. Para desespero da torcida azul o camisa "10" colocou o time visitante à frente do marcador.

Engana-se quem pensa que o West Ham estava configurado em um 4-4-2. Na verdade Allardyce deslocou Vaz Te pelo flanco esquerdo (justamente por lá ele fez a jogada do gol) e deixou apenas Carlton Cole mais centralizado na área. Com isso, Collison teve todo o espaço para atuar ora mais centralizado, ora aberto pelo lado direito. 

Mas o que mais assustou nos primeiros 45 minutos foi a péssima atuação do Cardiff. Os Bluebirds até tiveram a posse de bola, mas com Gunnarson perdido e Whittingham pouco -ou nada- inspirado, isso não adiantou. A rigor, as únicas jogadas mais "agudas" saíram dos pés de Kenny Miller quando ele resolveu voltar e ajudar os jogadores de meio-campo.

Enquanto isso o West Ham crescia no jogo e cada vez mais forçava a irregular defesa galesa. Isso só prova que o pragmatismo de Sam Allardyce pode irritar, mas funciona. Tanto que, aos 41', lá estava Collison outra vez para anotar o segundo. Este veio após um chute de fora da área em que a bola caprichosamente desviou na cabeça do capitão Hudson antes de entrar. Além de jogar mal o Cardiff não estava com sorte.

Mackay não quis mexer no intervalo e voltou para a segunda parte com o mesmo time. A verdade é que isso não adiantou já que, apesar dos chutes à longa distância e do abuso nas bolas paradas, os Bluebirds não criaram muita coisa. Isso só reforça a tese de que, apesar de ser um excelente jogador, o principal defeito de Peter Whittingham é sua oscilação. Não será surpreendente se ele arrebentar no jogo de volta.

Quando viu que o toque adversário começou a ganhar mais "corpo", Allardyce sacou Vaz Te pelo lateral George McCartney e trancou tudo. Se já estava difícil para o Cardiff antes, imaginem só como ficaram as coisas contra um West Ham ainda mais retrancado. 

A falta de 15 minutos para o fim Mackay tirou Miller e Don Cowie para colocar McPhail e Earnshaw. Este último teve uma grande oportunidade de marcar, mas acabou desperdiçando. Basicamente pouca coisa mudou e os Hammers conseguiram segurar o resultado até o fim da partida. Sem dúvidas esta é uma bela vantagem para o jogo de Upton Park, que será realizado na segunda-feira (7).

Por Gilmar Siqueira

Gilmar Siqueira
quinta-feira, 3 de maio de 2012 às 19:00

Gostou? Compartilhe

Siga o Football League Brasil

Postagens recomendadas:

Comentários
0 Comentários

Seja o primeiro a comentar:

 
 
 

Blog Archive

Arquivo do blog