The Red Birds (?)

A mudança foi realmente radical.
Nesta quarta-feira (06) o Cardiff City divulgou um comunicado oficial onde anunciava a mudança na cor de seu uniforme de azul para vermelho e uma alteração também no escudo do clube, deixando o pássaro azul com menor destaque e colocando um dragão, como na bandeira do País de Gales. Esta foi parte de uma estratégia comercial dos donos malaios da equipe, que acreditam em uma "ampliação de mercado" na Ásia, onde o vermelho é muito popular. Ademais, eles prometeram um investimento de 100 milhões de libras.

Esta não é uma ideia recente. Os proprietários estavam pensando nisso muito provavelmente desde o começo da temporada, mas a informação acabou "vazando" de forma misteriosa no returno da Championship. Tamanha mudança gerou um enorme descontentamento por parte da torcida do time galês, que protagonizou intensos protestos. Tal revolta culminou em um comunicado emitido pelo presidente Dato Chan Tien Ghee, dizendo que graças ao descontentamento da torcida poucas modificações seriam feitas.

Boa parte da torcida galesa acreditou (exceto alguns ultras que seguiram protestando) e, com o tempo, a "poeira baixou". Aproveitando-se desta aparente tranquilidade o executivo-chefe Alan Whiteley informou que a cor do uniforme e o escudo haviam mudado, apenas o nome da equipe permaneceu o mesmo. Nas palavras dele "esta realmente foi uma mudança radical, mas eles (proprietários) acreditam que novas oportunidades serão abertas em mercados internacionais".

Para muitos foi quase uma chantagem do tipo "ou mudam a cor do uniforme para satisfazer nossa vontade ou nada de dinheiro". Eles sabem que a situação econômica dos Bluebirds (?) não é nada boa, e que 100 milhões poderiam fazer toda a diferença dentro e fora de campo. O próprio Whiteley fez menção à dívida que a equipe ainda tem com o ex-proprietário Sam Hammam, que gira em torno de 30 milhões.

Mas acreditem, esta foi a parte mais simples do problema. Agora os proprietários da Malásia vão ter de enfrentar a fúria dos torcedores do Cardiff, que estão se sentindo insultados. Mesmo com a injeção financeira eles veem como uma profanação à tradição do clube esta mudança tanto na cor quanto no escudo e planejam boicotes aos produtos oficiais e até mesmo a jogos do Cardiff.

Nas palavras de Ben Dudley, do "My Only Cardiff", o time "vendeu sua alma". Ele fez questão de ressaltar todos os prós e contras desta história e disse, com certa raiva, que os contras são bem maiores que os prós:

"Cardiff City jogou com uniforme azul por mais de 100 anos e passou a maior parte deste período com um pássaro azul em sua camisa. Isso será jogado fora porque um homem que, há 5 anos nem sabia da existência do time,  e pensa que deveríamos jogar de vermelho. Pior ainda, quem se atreve a falar contra esta profanação é ameaçado com uma possível liquidação do Cardiff. A principal tática de intimidação é dizer que a única maneira de o clube sobrevier é usando este dragão vermelho.

"Nós não fizemos nada sobre isso, e permitimos que a alma de nosso clube fosse vendida visando lucro comercial. Sei que nada posso fazer contra estas mudanças, nem espero que o time se preocupe com a minha opinião. O que posso fazer é deixar de frequentar os jogos do Cardiff em casa e não comprar produtos oficiais enquanto a cor do uniforme for o vermelho. A maior parte do dinheiro que ganhei em minha vida foi gasto com o Cardiff, e viajei inúmeros quilômetros só para ver o clube que amo. Vincent Tan relevou-se, como se ainda houvesse dúvida, que a lealdade no futebol é uma via de mão única".

Estas declarações de Dudley são fortíssimas e revelam a frustração de muitos torcedores do Cardiff, que se sentiram humilhados. Agora fica a pergunta para os donos do clube: será que vai valer a pena perder grande parte da torcida -e uma razoável quantidade de dinheiro- só para satisfazer sua vontade? 

Por Gilmar Siqueira

Gilmar Siqueira
quinta-feira, 7 de junho de 2012 às 20:24

Gostou? Compartilhe

Siga o Football League Brasil

Postagens recomendadas:

Comentários
0 Comentários

Seja o primeiro a comentar: