O novo desafio de Mick McCarthy

Big Mick in Ipswich.

Tendo conquistado apenas sete pontos em 13 jogos na Championship a situação do Ipswich não é nada boa. Aliás, pelo elenco que tem, pode ser considerada vergonhosa. Tal campanha culminou na saída do técnico Paul Jewell na semana passada. A negociações não tardaram muito e o experiente Mick McCarthy foi anunciado na quinta-feira (01).

Big Mick será o quarto treinador do Ipswich desde a chegada do discreto empresário Marcus Evans em 2007. Ele assumiu os Blues em um momento muito complicado, quando as dívidas com AVIVA e Barclays Bank estavam altíssimas. Evans comprou o clube por 32 milhões de libras, renegociou as dívidas e injetou mais 12 milhões em troca da emissão de ações. Esta última cartada o tornou acionista majoritário dos Blues com 87,5% do total. 

Na época Jim Magilton estava no banco de reservas do clube. Ele defendia o Ipswich e encerrou sua carreira em 2006 após a saída de Joe Royle justamente para tomar seu lugar como treinador. Inicialmente a diretoria foi relutante mas logo aceitou a aposta. Como Evans acabara de chegar, o 14o. lugar na temporada 2006-2007 foi satisfatório. Na campanha seguinte veio a surpreendente oitava colocação, ficando fora dos play-offs por apenas um ponto. Isso fez com que Evans reforçasse muito o plantel, mas o mesmo sucesso não foi repetido em 2008-2009 e Magilton deixou os Blues.

O executivo-chefe dos Tractor Boys, Simon Clegg, é conhecido por não demorar muito para resolver seus problemas. Prova disso é que Roy Keane assinou com a equipe no dia seguinte ao da demissão de Magilton. Mas foi outro tiro no escuro, haja vista que as duas temporadas de Keane foram insignificantes.

O experiente Paul Jewell foi o escolhido para suceder o irlandês. Seus maiores sucessos na carreira gerencial foram as promoções à Premier conquistadas em Bradford (na ocasião, pela primeira vez em 77 anos) e Wigan. No entanto, para esgotar ainda mais a paciência e Evans, o mesmo não aconteceu nos Blues.

Em sua primeira temporada completa -que foi a passada- no comando do time de Suffolk ele os deixou na 15a. colocação. Nesta, a campanha descrita logo no início deste texto deixa evidente o motivo de sua demissão.

Acreditem se quiser, mas muitos torcedores estavam pedindo um técnico mais jovem para o Ipswich. Eles queriam uma aposta e não um nome com mais bagagem. Em outras palavras, queriam seguir a linha de Burnley, Bolton e -mais uma vez- o Blackburn. Felizmente Clegg sabia que este não era o momento para investir em alguém inexperiente e trouxe um dos melhores (talvez o melhor) gestor disponível no mercado, Mick McCarthy.

Todos conhecem o trabalho do ex-treinador da República da Irlanda e sua aprovação foi quase unânime. Ele fez brilhantes campanhas em Milwall, Sunderland e Wolves, conquistando o título da Championship pelos dois últimos. Sua saída do Wolverhampton se deu na temporada passada, com o rebaixamento batendo à porta do clube.

McCarthy é um homem que impõe respeito a qualquer elenco e faz por merecer todos os elogios dos quais é alvo. Foi justamente sua presença marcante no banco de reservas que lhe rendeu o apelido de Big Mick. Certa feita chegou a declarar que suas iniciais MM não têm nada a ver com "Mago Merlin", portanto, mágica ele não pode fazer.

E é exatamente isso que a torcida dos Blues precisa ter em mente. Seu objetivo na temporada 2012-2013 nada mais é do que a fuga do rebaixamento. "Eu quero o sucesso aqui e já tenho um bom sentimento sobre o lugar. Quero colocar o Ipswich na direção certa, mas não se enganem, no momento o clube está travando uma batalha contra o rebaixamento e precisa vencê-la", declarou Big Mick em sua coletiva de apresentação.

Gilmar Siqueira
sexta-feira, 2 de novembro de 2012 às 14:00

Gostou? Compartilhe

Siga o Football League Brasil

Postagens recomendadas:

Comentários
0 Comentários

Seja o primeiro a comentar:

 
 
 

Blog Archive

Arquivo do blog