Eddie Howe + Bournemouth = promoção

O técnico é adorado pelos torcedores (Reprodução/Cherries Chimes)
Depois de 26 anos, o Bournemouth está de volta à segunda divisão do futebol inglês. Em uma temporada marcada pelo retorno de Eddie Howe, os Cherries superaram um início de temporada ruim e conquistaram o vice-campeonato da League One.

Vindo de um décimo-primeiro lugar 2011/2012, o clima no Bournemouth era de entusiasmo. Desde março de 2012 no comando da equipe, o técnico Paul Groves fez algumas reformulações no elenco, trazendo, entre outros, os jovens Eunan O'Kane e Lewis Grabban, além do rodado goleiro David James.

Clique na imagem para ampliar (Reprodução/Statto)
Contudo, quando a bola começou a rolar, os Cherries não apresentaram o futebol esperado. Três vitórias nas 11 primeiras rodadas, além de uma eliminação na Copa da Liga diante do rival Portsmouth, colocaram o Bournemouth na zona de rebaixamento da League One. Os maus resultados custaram o emprego de Groves, que foi substituído por Eddie Howe.

Após quase dois anos no Burnley, o treinador retornava ao clube, para a alegria da torcida. Zagueiro do Bournemouth por quase uma década, Howe também foi bem sucedido à beira do gramado, conquistando vice-campeonato da League Two, em sua primeira passagem como treinador.

E troca no comando surtiu efeito rapidamente na equipe. Logo na partida de estreia de Howe, os Cherries confirmaram sua primeira vitória em Dean Court, após bater o Leyton Orient por 2x0. A vitória era apenas o início de uma série de 18 jogos sem perder.

Tal recuperação fizeram com que os comandados de Eddie Howe assumissem a vice-liderança do campeonato no fim de março, após uma vitória simples sobre o Colchester. No entanto, cinco derrotas nas cinco rodadas seguintes fizeram com que o time despencasse para o sétimo lugar.

Apesar do susto, Howe manteve elevada a confiança da equipe e, após oito vitórias consecutivas, o Bournemouth chegou a última rodada precisando apenas de uma vitória simples para garantir o título da League One. A vitória não veio, mas o empate contra o Tranmere foi suficiente para garantir o acesso à segunda divisão.

Futebol ofensivo, a chave para o sucesso

Se apenas 12 gols foram marcados durante a passagem de Paul Groves, Eddie Howe conseguiu tirar o melhor da equipe, utilizando praticamente os mesmos jogadores. Com um futebol envolvente, os Cherries anotaram 64 gols em 35 jogos, terminando o campeonato como melhor ataque da League One.

Entre os destaques da equipe, podemos citar o lateral direito Simon Francis, que contribuiu com oito assistências ao longo da campanha, o winger Matt Ritchie, contratado após excelente passagem pelo Swindon, além de Lewis Grabban e Brett Pitman, dupla responsável por 32 dos 76 gols da equipe durante o campeonato.

Até onde Eddie Howe pode levar o Bournemouth?

Depois de fracassar no Burnley, Eddie Howe tem uma nova chance de mostrar resultados na Championship. Com um orçamento mais modesto, a principal expectativa para essa primeira temporada deve ser escapar do rebaixamento. No entanto, o Bournemouth terá boas condições de fazer uma temporada sem sustos, caso consiga manter suas jovens estrelas e fazer algumas contratações pontuais para reforçar o sistema defensivo.

Lucas Leite
domingo, 9 de junho de 2013 às 23:35

Gostou? Compartilhe

Siga o Football League Brasil

Postagens recomendadas:

Comentários
0 Comentários

Seja o primeiro a comentar: