Se Lincoln City e Stockport farão parte da Conference na próxima temporada, obviamente temos dois novos clubes na "The Football League", são eles o campeão Crawley Town e o AFC Wimbledon, que venceu os play-offs e também garantiu o acesso (lembrando que, na Blue Square Premier League apenas o campeão garante o acesso direto).

Crawley foi campeão tendo uma campanha impecável

Os Red Devils conseguiram chegar pela primeira vez à "The Football League" conquistando o título com 5 rodadas de antecipação, após vencerem o Tamworth, por 3x0. Vale destacar que, ao término da temporada, o time estava com 105 pontos, 15 a mais que o Wimbledon, segundo colocado.

A equipe treinada por Steve Evans já dava sinais de que iria fazer uma grande camapanha desde o início do campeonato, quando vencia quase sempre por goleadas. Este time teve como destaque o artilheiro Matt Tubbs, autor de 40 gols em toda a temporada. Outros que apareceram muito bem foram o argentino Sergio Torres, o goleiro Michael Kuipers, o capitão Mills e o meia Gary McAllister (que não aceitou uma renovação de contrato).

Contudo, este time ficou mais conhecido esta temporada após vencer o Derby County na terceira fase da FA Cup, em casa e no último minuto, com gol de Sergio Torres e passe de Tubbs, naquele que foi um dos jogos mais emocionantes da temporada. Posteriormente, nas oitavas-de-final, o time de Steve Evans foi a Old Trafford enfrentar o Manchester United e, jogando muito bem, perdeu por apenas 1x0.

Há de se esperar demais desta equipe na League Two, pois tem um potencial imenso e, ainda por cima, deve contar com a contratação de mais alguns jogadores. Ao fim da temporada, Steve Evans disse: "Já estou visando a League One!"

Wimbledon: renascendo das cinzas

Lembremos que este AFC Wimbledon não é aquela mítica e tradicional equipe, digamos que é uma homenagem à ela feita por torcedores indignados com sua extinção (e formação do atual MK Dons) no ano de 2002.

Se há uma coisa que pouco mudou na BSPL desde o começo da temporada foi a tabela. Assim como o Crawley, os Dons começaram muito bem a temporada e seguiram até o fim, chegando à estarem no máximo em uma quinta colocação. Até assumiram a liderança provisória, quando o Crawley teve vários jogos adiados.

O Wimbledon não teve alguém como Tubbs se destacando em campo, foi mais o que o conjunto fez em toda a temporada. Não se pode falar apenas de Rashid Yussuff no meio-campo sem se falar em Jake Rose e Ricky Wellard; no ataque temos como referência Luke Moore, mas seu companheiro Kaid Mohamed foi imprescindível. Para comandar este grande esquadrão, os Dons contaram com o experiente Terry Brown, que é um pouco mais modesto que Steve Evans.

Lembrando que, o time só conseguiu o acesso à League Two através dos play-offs, atropelando primeiramente o Fleetwood e sofrendo contra o Luton Town na final. Nesta precisaram-se de pênaltis para conheceremos quem ficaria com a tão almejada vaga. Depois de 120 minutos de um 0x0 no City of Manchester Stadium, os Dons venceram por 4x3 nas grandes penalidades, com direito a duas sendo defendidas pelo goleiro Seb Brown.

Gilmar Siqueira
sábado, 11 de junho de 2011 às 23:51

Gostou? Compartilhe

Siga o Football League Brasil

Postagens recomendadas:

2 comentários:

  1. Dois timaços, declaro que torci pro Crawley e por o York City, para subirem á Football League, pra um não deu, mas creio que o AFC Wimbledon não fará feio não.

    ResponderExcluir
  2. Realmente são dois grandes times, o Crawley principalmente, tanto que abriu uma vantagem enorme em relação ao próprio Wimbledon.

    ResponderExcluir