Expectativas para 2011-2012: League One

Phil Brown.

Seguindo com as prévias da temporada, chegou a vez de falar da League One, que também terá seu início no próximo fim de semana e promete ser bem mais equilibrada do que na temporada passada.

Favoritos

Se na Championship West Ham e Leicester são os principais favoritos ao título, na League One as coisas mudam um pouco, já que Preston, Huddersfield, Charlton e Scunthorpe dividem os holofotes.

O Preston, sob o comando do genial Phil Brown, perdeu poucos jogadores em relação a temporada passada (Lonergan, Treacy e St Ledger) e pensa em apostar na consagrada dupla de ataque Neil Mellor e Ian Hume para conseguir o título. Além disso, os Lilywhites mais do que nunca precisarão usar a base. Nomes como Conor McLaughlin, Jamie Proctor e Adam Barton já começam a despontar.

O Huddersfield, que perdeu para o Peterborough na última final dos play-offs, passa ainda mais confiança em 2011-2012, podendo garantir até mesmo o acesso direto. Boa parte desta confiança é transmitida pelo técnico Lee Clark, que faz um ótimo trabalho. Pese a equipe ter perdido Lee Peltier e Anthony Pilkington, tidos como jogadores vitais, Clark resolveu apostar nos garotos Donald McDermott e Oscar Gobern para suas vagas.

Após a chegada de Alan Knill, o Scunthorpe tentou a famosa "arrancada final" na última temporada da Championship, mas não conseguiu evitar o rebaixamento. O Iron segue com problemas no setor ofensivo e teve uma oferta negada por Adam Le Fondre, do Rotherham. À parte disso, a equipe trouxe alguns "free agents" como Jimmy Ryan, Andy Barcham e Jordan Roberston. Ambos não passando de incógnitas. Mas o que conta a favor do Iron é o experiente elenco que foi mantido.

Charlton é a equipe que "corre por fora" nesta disputa pelo título. A verdade é que os Addicks estão se reestruturando desde a segunda metade da temporada passada, trocando não só de treinador, como também de proprietário. Para o banco de reservas chegou Chris Powell, ídolo da torcida, que começou vencendo seus três primeiros jogos, mas acabou a temporada com um jejum de 19. Nomes como Danny Green, Rhoy Wiggins e Danny  Hollands é que nos fazem acreditar em um possível acesso.

Zona de play-offs

Sem Eddie Howe é como se o Bournemouth fosse "outro time", mas Lee Bradbury está fazendo o possível para manter a equipe na parte superior da tabela. A única perda significativa dos Cherries foi a do zagueiro Jason Pearce. Para seu lugar chegará o jovem Adam Barrett. E como todos os times que não têm muitas condições de contratar, o Bournemouth pretende também apostar na sua base nesta League One.

O MK Dons, assim como o Bournemouth, chegou aos play-offs em 2010-2011 e deverá fazer o mesmo em 2011-2012. Os Dons apenas adicionaram alguns garotos da categoria de base e não venderam ninguém, sinal de que o jovem Karl Robinson acredita demais em seu elenco.

Leyton Orient já tinha um elenco interessante e por pouco não atingiu os últimos play-offs, mas foi dado um voto de confiança a Russell Slade, que prometeu usufruir muito bem dele. O experiente treinador fez questão de segurar jogadores cruciais como Dean Cox, Jimmy Smith e Jamie Jones. Além disso chegaram Jamie Cureton, Scott Cuthbert e Marc Laird "a peso de ouro", fazendo com que aumente ainda mais a pressão sobre Slade.

Parte de baixo da tabela

Yeovin Town sofreu com um verdadeiro êxodo de jogadores de seu plantel e agora luta para recuperar alguns. Seu técnico, Terry Skiverton, andou até mesmo aceitando sugestões de seus seguidores no twitter e trouxe o atacante Kieran Agard, mas a torcida anseia por mais nomes.

A situação do Stevenage é até um pouco mais animadora, se pensarmos pelo aspecto perda de jogadores. Mas a verdade é que um time com nomes medianos até mesmo para League Two terá uma árdua tarefa na League One. Ainda assim, o bom Graham Westley em seu elenco.

O Wycombe foi o último time da League Two a conseguir o acesso direto à League One e tem uma situação bem parecida com a do Stevenage. Entretanto, a equipe comandada por Gary Waddock trouxe vários jogadores por empréstimo, dentre eles Scott Donnelly e Elliott Benyon.

Gilmar Siqueira
segunda-feira, 1 de agosto de 2011 às 21:59

Gostou? Compartilhe

Siga o Football League Brasil

Postagens recomendadas:

Comentários
0 Comentários

Seja o primeiro a comentar: