Hallam FC, o segundo time mais velho do mundo.

Certa vez um amigo me fez uma pergunta até bacana: "qual é o time mais antigo do mundo?". Comecei a pensar um pouco e disse que, segundo eu tinha informações, é o Notts County (fundado em 28 de novembro de 1862).

Pouco depois, ele se virou e perguntou de novo: "mas qual é o segundo?". Foi então que fiquei ainda mais intrigado. Mesmo com um pouco de pesquisa, consegui poucas informações.

Alguns dias depois, estava no twitter e vi o escudo do Hallam (imagem ao lado) por acidente e a seguinte descrição: "o segundo clube mais velho do mundo". Passei a segui-los e descobri que a informação é real.

Foi então que pensei que, se o Hallam é de 1860 e o Notts County de 1862, este não pode ser o clube mais antigo do mundo.

Com um pouco mais de pesquisa passei a conhecer o FC Sheffield, de 1857, que teve pouco antes do Hallam. O FC Sheffield foi condecorado recentemente pela FIFA como o clube mais antigo do mundo. Sendo o Nottingham County, o time profissional mais antigo.

A data precisa de nascimento Hallam é 26 de dezembro de 1860. Inclusive neste Boxing Day, o Hallam iria enfrentar o FC Sheffield em seu aniversário de 150 anos, mas a partida foi adiada em virtude das condições climáticas. O jogo entre as duas equipes é o verdadeiro "Derby de Sheffield". Antes que se perguntem, o Sheffield Wednesday foi fundado só em 1867 e o United, em 1878.

Inicialmente, o FC Sheffield era um clube de críquete, mas eles precisavam se adaptar a um esporte um pouco mais "disputado" e viram a iminência do futebol, que estava sendo disputado de formas distintas em vários países, foi aí que o clube adotou o "FC".

Com inspiração no Sheffield, pouco depois nasceu o Hallam. O primeiro "Derby de Sheffield" foi disputado exatamente no Boxing day do mesmo ano.

E pouquíssimo tempo depois, vários outros clubes foram sendo formados e disputavam o futebol segundo as "Regras de Sheffield".

O primeiro título do Hallam FC, foi conquistado em 1867. A competição foi denominada "Troféu Youdan", pois foi patrocinada pelo proprietário do recém-fundado Sheffield Wednesday, Thomas Youdan.

Hallam FC e Mackeinze chegaram à final, sendo o segundo time mais antigo do mundo o vitorioso. Pensem só, antes mesmo da FA ou de grandes torneios mundiais, o Hallam já havia conquistado seu primeiro troféu.

Que na verdade não era bem um troféu. Pois, já que a competição foi criada e disputada "em cima da hora", a simbólica taça foi uma jarra feita de prata (imagem ao lado), na que posteriormente foi gravado o nome da equipe vitoriosa.

Hoje, tanto o FC Sheffield quanto o Hallam FC estão na NCEL League (que equivale à oitava divisão do futebol inglês).

Este texto foi um esclarecimento para muitos que, como eu durante muito tempo pensaram que o Notts County era o time mais antigo do mundo. E também para os mais malucos que adorariam saber qual era o segundo. Mais do que isso, é uma homenagem ao Hallam Football Club.

* Através do twitter oficial do time (@hallam1860) tive total apoio e ajuda. Mais uma vez, torno público o agradecimento.

Gilmar Siqueira
sexta-feira, 24 de dezembro de 2010 às 10:42

Gostou? Compartilhe

Siga o Football League Brasil

Postagens recomendadas:

2 comentários:

  1. Que grande história! O Hallam é um clube maravilhoso (revelou o fantástico Howard Wilkinson) e merece ter sua história divulgada. Parabéns!

    *uma curiosidade: o estádio do Hallam foi usado nas filmagens do filme "When the Saturday Comes" de 1996.

    ResponderExcluir
  2. qual foi o resultado da 1ª partida entre essas duas equipes, e quem fez o 1º gol?
    já que foi o 1º jogo da historia do futebol, entao quem fez o 1º gol da historia do futebol?
    se vc puder me ajudar a saber eu ficaria muito grato....valew e abraços....meu nome é guga...

    ResponderExcluir