Momento Stuart: grandes mudanças no futebol escocês

Vocês não estão malucos, este realmente é o símbolo da "The Socottish Football Association". Decidi criar um espaço para falar de futebol escocês aqui no blog.
Mas vamos por partes, primeiro o porque do nome. "Momento Stuart" nos remete a dinastia Stuart, uma dinastia de reis escoceses que governou a Inglaterra.
A escolha do nome não foi por acaso, queria dar um sentido de união para o futebol escocês com o inglês, assim como fizeram com as coroas.
Não é segredo para ninguém que sou completamente maluco, por isso, vou procurar falar também sobre as divisões inferiores escocesas, que são geridas pela "Socottish Football League", da mesma forma que acontece na Inglaterra.
Não será uma coluna com data e hora marcada, postarei quando achar interessante. Também não será uma vez por semana ou todos os dias.
Quero que o futebol escocês também tenha espaço neste país!


Imagem de BBC Football.
Vamos começar com a mais recente polêmica envolvendo o futebol escocês: uma possível mudança na quantidade de clubes e no regulamento.
Este formato, Scottish Premier League, foi adotado em 1997, onde os clubes da Premier Division da Sottish Football League passaram por uma grande reforma, talvez um pouco mais radical do que a proposta hoje.
Eram 10 clubes e passaram a ser 12, além de que, os dois últimos caem diretamente para a divisão inferior.
Vale destacar que as divisões inferiores são administradas pela Scottish Football League, exatamente como acontece na Inglaterra. Sendo que, cada uma é composta por 10 clubes.
As mudanças que podem acontecer são teoricamente simples: A SPL teria também 10 clubes, sendo que, o último cairia direto e o penúltimo, disputaria um play-off com o segundo da divisão inferior, para definir quem garante vaga na elite do futebol escocês.
Esta medida prevê um corte de gastos e, segundo Henry McLeish, ex-primeiro ministro escocês e principal expoente das mudanças, tornaria o campeonato mais competitivo.
Sua principal justificativa é que, depois do novo formato adotado, apenas a dupla Celtic e Rangers conquistou o título nacional. Já com o antigo formato, que vigorou de 1975 a 1998, Abeerden e Dundee United conquistaram quatro títulos no total.
Na próxima segunda-feira (20), os 12 clubes e os demais membros da SFA irão se reunir para uma votação que poderá ou não colocar em vigor tais medidas.

Gilmar Siqueira
quarta-feira, 15 de dezembro de 2010 às 18:12

Gostou? Compartilhe

Siga o Football League Brasil

Postagens recomendadas:

2 comentários:

  1. Football League Brasil também é cultura. Só aqui pra mim descobrir que uma dinastia escocesa de Stuart's governou a Inglaterra. Nunca acompanhei a fundo o campeonato escocês mas não sei se só diminuir a quantidade de clubes fará com que melhoria a qualidade do campeonato, já que os melhores do mundo tem 20 participantes.
    Enfim, boa sorte nessa sua "investida"

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado mais uma vez, Lucas. Tomara que dê certo esta nova empreitada! hahaha

    ResponderExcluir