A 40ª rodada da League One, realizada na última sexta (1°) e sábado (02) contou a virada espetacular do Southampton, a boa vitória do Huddersfield e os tropeços de Peterborough e do líder Brighton. No jogo que abriu a rodada Peterborough e Bournemouth empataram em um jogo de muitos gols. O Posh começou muito bem a partida, sufocando e não dando espaços ao Bournemouth, tanto que o time azul abriu o placar com Craig Mickail-Smith e ampliou minutos depois com Tome Rowe. Os Cherries chegaram ao primeiro gol ainda no primeiro tempo, com Danny Ings, que aproveitou falha de Joe Lewis para diminuir a vantagem dos donos da casa. O Posh não se abateu com o gol sofrido e voltou a balançar as redes novamente com Mickail-Smith, para alívio dos 6.670 mil torcedores em London Road. Entretanto, o time de Darren Ferguson paraceu ter esquecido o bom futebol no vestiário. Após um contra-ataque veloz, Steve Fletcher desviou de cabeça para colocar os visitantes de volta ao jogo. O gol animou o time de Lee Bradbury que lutou até o fim e chegou ao empate com Adam Smith, já nos acréscimos, após mais uma falha de Joe Lewis. O ponto foi preciosíssimo para o Bournemouth, que não vencia há 3 jogos. Em compensação o resultado não foi nada agradável para o Peterborough, caiu para 4°, e vê a diferença para o vice-líder Huddersfield aumentar.
Diferença que só aumentou porque o Huddersfield conseguiu uma boa vitória sobre o ameaçado Tranmere, fora de casa. Os Terries dominaram durante os 90 minutos e chegaram ao primeiro gol com Benik Afobe, no fim da etapa inicial e confirmaram os 3 pontos com Novak Lee, que balançou as redes nos acréscimos do segundo tempo. O resultado diminui para 8 a distância do líder Brighton e aumenta a vantagem sobre o Southampton, 3° colocado. Já o Tranmere continua na luta contra o rebaixamento e termina a rodada em 18° lugar.
No jogo mais espetacular da rodada, o Southampton mostrou toda a sua força ao virar de forma incrível o jogo contra o MK Dons. Após um péssimo primeiro tempo dos Saints, o MK Dons abriu vantagem com Gary McKenzie e Sam Baldock. Mas o improvável aconteceu no Saint Mary’s: O Jonathan Forte, que havia entrado no segundo tempo para substituir Richard Chaplow, empatou o jogo para os donos da casa em apenas 2 minutos e pouco tempo depois foi a vez do artilheiro Lee Barnard virar o jogo para a felicidade dos mais de 22 mil pagantes no estádio. Com a sensacional virada, o Southampton chegou ao 3° lugar, com 68 pontos. Enquanto isso o MK, permanece em 5° lugar. 