O técnico é adorado pelos torcedores (Reprodução/Cherries Chimes) |
Vindo de um décimo-primeiro lugar 2011/2012, o clima no Bournemouth era de entusiasmo. Desde março de 2012 no comando da equipe, o técnico Paul Groves fez algumas reformulações no elenco, trazendo, entre outros, os jovens Eunan O'Kane e Lewis Grabban, além do rodado goleiro David James.
Clique na imagem para ampliar (Reprodução/Statto) |
Após quase dois anos no Burnley, o treinador retornava ao clube, para a alegria da torcida. Zagueiro do Bournemouth por quase uma década, Howe também foi bem sucedido à beira do gramado, conquistando vice-campeonato da League Two, em sua primeira passagem como treinador.
E troca no comando surtiu efeito rapidamente na equipe. Logo na partida de estreia de Howe, os Cherries confirmaram sua primeira vitória em Dean Court, após bater o Leyton Orient por 2x0. A vitória era apenas o início de uma série de 18 jogos sem perder.
Tal recuperação fizeram com que os comandados de Eddie Howe assumissem a vice-liderança do campeonato no fim de março, após uma vitória simples sobre o Colchester. No entanto, cinco derrotas nas cinco rodadas seguintes fizeram com que o time despencasse para o sétimo lugar.
Apesar do susto, Howe manteve elevada a confiança da equipe e, após oito vitórias consecutivas, o Bournemouth chegou a última rodada precisando apenas de uma vitória simples para garantir o título da League One. A vitória não veio, mas o empate contra o Tranmere foi suficiente para garantir o acesso à segunda divisão.
Futebol ofensivo, a chave para o sucesso
Se apenas 12 gols foram marcados durante a passagem de Paul Groves, Eddie Howe conseguiu tirar o melhor da equipe, utilizando praticamente os mesmos jogadores. Com um futebol envolvente, os Cherries anotaram 64 gols em 35 jogos, terminando o campeonato como melhor ataque da League One.
Entre os destaques da equipe, podemos citar o lateral direito Simon Francis, que contribuiu com oito assistências ao longo da campanha, o winger Matt Ritchie, contratado após excelente passagem pelo Swindon, além de Lewis Grabban e Brett Pitman, dupla responsável por 32 dos 76 gols da equipe durante o campeonato.
Até onde Eddie Howe pode levar o Bournemouth?
Depois de fracassar no Burnley, Eddie Howe tem uma nova chance de mostrar resultados na Championship. Com um orçamento mais modesto, a principal expectativa para essa primeira temporada deve ser escapar do rebaixamento. No entanto, o Bournemouth terá boas condições de fazer uma temporada sem sustos, caso consiga manter suas jovens estrelas e fazer algumas contratações pontuais para reforçar o sistema defensivo.