League Two terá dois velhos conhecidos na próxima temporada

Após cinco anos, o Mansfield retorna à League Two (Reprodução/ITV)
A partir de hoje, o blog inicia uma série de postagens sobre os clubes que conseguiram acessos em suas respectivas divisões. Falaremos desde os times da Championship que irão à Premier League até os que entraram na Football League, passando pelos rebaixados da máxima divisão do futebol inglês. Os primeiros a serem analisados serão Mansfield e Newport, recém-chegados da quinta divisão. 

Após bater na trave, Mansfield mantém a base e se sagra campeão

Depois de ser eliminado pelo York na semi-final dos play-offs em 2011/2012, o Mansfield iniciou a última temporada de forma irregular, mas tudo mudou no início de 2013, após a derrota para o Liverpool, em jogo válido pela terceira fase da FA Cup. Apesar da eliminação - consumada com um gol polêmico de Luis Suarez - os Steads fizeram da boa atuação um combustível para sua arrancada na segunda metade do campeonato. Somando 20 vitórias nos 24 jogos seguintes, os comandados de Paul Cox saltaram da nona colocação para o primeiro lugar, que fora garantido apenas na última rodada, após uma vitória apertada sobre o Wrexham.

Além do treinador, no clube desde 2011, outros dois atletas merecem destaque na temporada de sucesso do Mansfield. Assistente técnico e capitão do time, Adam Murray perdeu a primeira parte da temporada devido a uma lesão, mas foi fundamental no returno. Formado pelo Derby, o experiente meia dominou a faixa central do campo com sua excelente visão de jogo e passes precisos.

Se Murray era a inspiração no meio campo, Matt Green foi o responsável por marcar os gols. Os 25 tentos anotados durante a competição fizeram com que o atacante conquistasse os prêmios de artilheiro e melhor jogador da Conference.

Por mais que o presidente do clube projete jogar a Championship em um futuro não muito distante, a permanência de suas estrelas é fundamental para que o Mansfield desempenhe um bom papel na League Two, após cinco anos longe da quarta divisão.

Newport confirma temporada bem-sucedida dos galeses na Inglaterra

A vitória sobre o Wrexham, na final dos play-offs, foi mais um degrau vencido no renascimento do Newport. Fundado em 1912, o Newport County não suportou, em 1989, o rebaixamento à quinta divisão do futebol inglês e acabou decretando falência. Mas o que parecia ser o fim para os Ironsides foi encarado como um novo começo. 

Refundado ainda no mesmo ano como Newport AFC, os galeses precisaram de 21 temporadas para saltar da nona divisão à Conference. Apesar de uma boa temporada de estreia na quinta divisão, o clube lutou para evitar o rebaixamento no ano seguinte. No entanto, as coisas mudaram drasticamente no início da última temporada, quando Les Scalding - que, em 2009, ganhou £45.5 milhões na loteria - assumiu a presidência do clube. 

O novo mandatário resolveu apostar na manutenção do técnico Justin Edinburgh, que devolveu a confiança em seu trabalho conquistando o acesso logo em sua primeira temporada completa. Com suporte financeiro necessário, o ex-zagueiro do Tottenham reformou completamente a equipe, tendo o sistema ofensivo como seu principal trunfo. Contratados por meio de transferências livres, Christian Jolley e Aaron O'Connor mostraram estar muita acima do nível do campeonato, anotando, juntos, 35 gols durante a temporada. O ala esquerdo Andy Sandell também merece destaque pelos oito gols marcados na quinta divisão. 

Com um dono ambicioso e a manutenção de suas principais peças, o Newport, assim como o Mansfield, tem tudo para fazer uma boa temporada no retorno à Football League. Ao menos, é o que os torcedores esperam há 24 anos. 

Lucas Leite
segunda-feira, 3 de junho de 2013 às 12:56

Gostou? Compartilhe

Siga o Football League Brasil

Postagens recomendadas:

Comentários
0 Comentários

Seja o primeiro a comentar: