Os Dons de Karl Robinson


Os Dons estão liderando a League One nesta reta inicial de temporada e apresentando um futebol muito vistoso. Além disso, na temporada passada já chegaram aos play-offs da League One, perdendo para o Peterborough.


Apesar destes bons desempenhos, grandes investimentos não estão sendo feitos no clube. A maioria dos jogadores são contratados como apostas e a "academia" está se desenvolvendo rapidamente. Mas um dos principais responsáveis por este bom retrospecto recente dos Dons é o treinador Karl Robinson, o mais jovem da "The Football League", com 30 anos. Ele chegou ao time pouco antes do início da temporada passada e já encantou a todos com sua filosofia.

Como jogador, Robinson não conseguiu encantar. Pese ter passado pelas categorias de base de Liverpool, Swindon e Blackpool, jogou em times como Bamber Bridge, Marine, Rhyl, Warrington Town, etc. A opção dele como sucessor de Paul Ince foi um pouco contestada, justamente por sua pouca idade e, logicamente, enorme inexperiência. Antes de assumir o time principal dos Dons ele era um dos homens de confiança de Ince, trabalhando nas categorias de base.

Se Robinson é muito jovem, seu braço direito já é um "velho lobo" do futebol inglês. O escocês John Gorman já dirigiu Wycombe, Northampton, Swindon Town, etc. e foi assistente Glenn Hoddle em muitos outros clubes, até mesmo na seleção inglesa.

Dentro de campo este time não busca chamar a atenção sendo diferente dos demais. O esquema utilizado é o 4-4-2 e quem chama a atenção são os jogadores. O principal deles vinha sendo Sam Baldock, que começou a temporada de uma forma sensacional, provocando horror aos adversários. No entanto, antes do fim da janela de transferências ele foi contratado pelo West Ham, por um valor que beira os 3 milhões de libras.

A prova de que Robinson sabe contratar é que trouxe Charlie MacDonald para substituir o jovem Baldock. No início todos estavam duvidando do atacante que havia feito mais de 100 partidas pelo Brentford. No entanto, ele marcou um gol logo em sua estreia, um dia após ter fechado um contrato de 2 anos e meio e ter custado aos Dons 1 milhão de libras.

Assim como a maioria dos times da "The Football League" o MK Dons aposta bastante na velocidade e na capacidade física de seus jogadores, mas é inevitável perceber que por várias vezes este time começa a tocar a bola com qualidade. Destaque para o "maestro" Luke Chadwick, que tem a mesma idade de Karl Robinson.

Com times como Preston, Huddersfield, Charlton, Sheffield United e Sheffield Wednesday era um pouco difícil acreditar que os Dons, com um elenco mais "modesto", fossem se sobressair também nesta temporada. Mas é justamente isso que vem acontecendo e, se já chegaram aos play-offs em 2010-2011, as chances de fazerem o mesmo em 2011-2012 não são poucas.

Gilmar Siqueira
quarta-feira, 7 de setembro de 2011 às 15:41

Gostou? Compartilhe

Siga o Football League Brasil

Postagens recomendadas:

Comentários
0 Comentários

Seja o primeiro a comentar: