Em janeiro de 2007, oito mil pessoas viram Bradford e Swansea empatarem por dois a dois em partida válida pela League One. De lá pra cá, os Swans tornaram-se a primeira equipe galesa a alcançar a Premier League*, enquanto os Bantams - que disputaram a primeira divisão pela última vez em 2001 - foram rebaixados à League Two. No próximo domingo**, as equipes voltam a se encontrar em Wmebley, na final da Capital One Cup. O blog antecipa este surpreendente confronto.
O Bradford terá apoio divino nesta final (Reprodução/BBC) |
Claro favorito ao título, os Cisnes terão Chico Flores como principal baixa para a partida. O espanhol, que forma uma sólida dupla defensiva com Ashley Williams, sofreu uma lesão no tornozelo e deve ser substituído por Garry Monk ou Kyle Bartley.
Em contrapartida, Michael Laudrup contará com o espanhol Michu, responsável por 18 gols e quatro assistências na temporada, além os passes precisos de Ki Sung-Yeong e Leon Britton.
Primeiro time da quarta divisão a chegar à final da Copa da Liga em 51 anos, o Bradford aposta em suas jogadas aéreas e na velocidade de Nahki Wells para escrever um final diferente ao do Rochdale, derrotado pelo Norwich em 1962.
Para a partida, no entanto, Phil Parkinson tem Rory McArdle como principal dúvida. Autor de um gol nas semi-finais contra o Aston Villa, o zagueiro voltou a treinar apenas essa semana, após ficar afastado dos gramados devido a um problema no tornozelo.
Muito mais que um título, a partida representa um momento mágico na história dos dois clubes, que, devido a graves problemas financeiros, quase fecharam as portas no meio da última década . Aos Bantams, uma boa atuação pode devolver o ânimo ao clube na briga pelo acesso à League One. Promessa de 90 minutos eletrizantes.
*Não custa lembrar que a Premier League foi criada em 1992.
**A ESPN Brasil promete transmitir Bradford x Swansea no próximo domingo, a partir das 12:30