Nomes que abalaram o mercado na TFL

Griffiths ainda não fez sua estreia com a camisa do Plymouth.
Nesta sexta-feira (31) a janela de transferências se encerrou na Inglaterra. Por isso o blog decidiu fazer um balanço das principais transações ocorridas na Football League. Como será impossível falar de todas, nos concentraremos nas mais bombásticas.

A primeira delas envolve o jovem atacante escocês que marcou 40 gols pelo Huddersfield na última temporada. Não poderia ser mais ninguém além de Jordan Rhodes. Poucos dias antes de a janela fechar o Blackburn fez uma oferta aparentemente irrecusável aos Terriers e logo acordou em termos pessoais com o jogador. Acredita-se que a transação beire os 8 milhões de libras (recorde nos Rovers).

O Watford sofreu grandes modificações para a atual campanha. A principal delas foi na administração com a chegada da família Pozzo. Tal mudança permitiu a vinda de muitos jogadores que estarão sob o comando de Gianfranco Zola. Dentre eles podemos destacar Manuel Almunia, Lars Ekstrand, Fernando Forestieri, Almen Abdi e mais recentemente Nathaniel Chalobah (este último emprestado pelo Chelsea).

Na última temporada completa de Dave Jones no comando do Cardiff (2010-2011), ele pode contar com Craig Bellamy no ataque. Tamanho foi o sucesso do ídolo galês que a torcida implorou sua permanência, mas a proposta do Liverpool falou mais alto. Agora, com os proprietários malaios e a nova filosofia de Malky Mackay, Bellamy volta a defender o clube de seu país.

Não restam dúvidas de que o Blackburn contratou bem para a disputa da Championship. Seu plantel é um dos mais fortes da divisão. Dentre os recém-chegados um nome que surpreendeu bastante foi o do experiente atacante português Nuno Gomes. O ex-atleta do Benfica defendeu o Braga na última Liga Zon Sagres e já chegou com moral ao time de Steve Kean.

Ainda que fora do campo o fim do Rangers tenha sido trágico, dentro dele as coisas não foram tão ruins durante a passada SPL. Prova disso é que o nigeriano Sone Aluko se destacou. O atacante que atua pelos lados do campo foi um dos jogadores mais importantes dos Gers e chegou a ser cogitado na Premier League. Entretanto, o Hull City de Steve Bruce foi mais rápido e conseguiu contratá-lo.

Há duas temporadas atrás o atacante irlandês Conor Sammon marcou 18 gols em 27 jogos pelo Kilmarnock. Tais números despertaram a atenção de muitos na Inglaterra e ele foi parar no Wigan. Roberto Martínez bem que tentou, mas Sammon não rendeu como esperado. Aí foi a vez do Derby County entrar em cena. Quase no fim da janela os Rams desembolsaram 1,320 milhões de libras por ele.

O senegalês El-Hadji Diouf fez uma fama um tanto polêmica pelos clubes por onde passou. Certa feita foi descrito por Neil Warnock (então treinador do QPR) como "pior que um rato de esgoto" após lesionar Jamie Mackie. Por ironia do destino Warnock agora conta com ele em seu Leeds (chegou como free agent).

O meia norte-irlandês Eunan O'Kane tem apenas 21 anos mas já é considerado um dos nomes mais promissores do país. Ele foi "descoberto" pelo Torquay em 2010 quando ainda defendia o Coleraine. A aposta foi tão bem-sucedida que bastaram 2 anos para que ele se tornasse o maestro dos Gulls. Mas depois de bater na trave duas vezes, ele resolveu ascender uma divisão e foi contratado pelo Bournemouth.

Rhys Griffiths tem 32 anos e é um dos atacantes mais conhecidos na Grã-Bretanha. Ele é o segundo maior artilheiro da história da Welsh Premier League (tendo marcado 188 gols) e foi também o melhor marcador nas últimas sete temporadas consecutivas (!). De lá para cá passou por Llanelli e Port Talbot, mas chegou a vez de aceitar um novo desafio: Plymouth Argyle. Os Pilgrims, que há pouco escaparam de uma liquidação, foram com tudo para este mercado de transferências e pretendem ao menos fazer uma boa campanha na League Two.

Gilmar Siqueira
sexta-feira, 31 de agosto de 2012 às 23:01

Gostou? Compartilhe

Siga o Football League Brasil

Postagens recomendadas:

Comentários
0 Comentários

Seja o primeiro a comentar:

 
 
 

Blog Archive

Arquivo do blog