Renovado Watford começou sua trajetória com uma grande vitória

Zola terá outra chance de treinar na Inglaterra.
Renovação. Esta sem dúvida é a principal palavra para descrever o Watford desta temporada. Antes de a bola rolar para a edição 2012-2013 da Championship os Hornets foram comprados pelo empresário italiano Giampaolo Pozzo, que também é proprietário do Granada e da Udinese. A torcida logo se manifestou com medo de que ele fizesse do time mais uma filial da Udinese (como o Granada), mas ele disse que o Watford seguirá sendo a equipe competitiva que sempre foi. Veremos.

A transação em si aparentemente foi rápida. Pozzo já estava interessado no clube há alguns meses e as negociações não tardaram em acontecer. Seu primeiro passo ao chegar foi reformular a diretoria. Em outras palavras, ele encheu o clube de italianos (medida que seguramente desagradou o ex-presidente Graham Taylor que agora é comentarista da Radio BBC).

Entretanto, a modificação mais polêmica foi a realizada no banco de reservas: ele demitiu o prata da casa Sean Dyche para contratar Gianfranco Zola. Esta atitude fez cair ainda mais a popularidade de Pozzo, já que Dyche conquistou totalmente a confiança da torcida pelo bom trabalho realizado na temporada passada.

Ele deixou os Hornets na 11a. colocação. Não parece grande coisa, mas foi. É importante lembrar que para a passada campanha o time perdeu o artilheiro da Championship 2010-2011, Danny Graham, e seu grande maestro Will Buckley. Estes dois foram os grandes responsáveis pela permanência do time na segundona durante a campanha.

Mas não foi só isso. Em 2011-2012 foi dada a Sean Dyche sua primeira grande chance como treinador. Isso porque Malky Mackay, outro dos grandes técnicos revelados pelo Watford, aceitou o convite do Cardiff. Dyche, como seu braço direito, também teve a oportunidade de ir, mas preferiu ficar e fez um excelente trabalho.

É compreensível que Pozzo queira colocar um homem de sua confiança no banco -e esta é a única justificativa para a demissão de Dyche- mas ele poderia dar mais um voto de confiança ao técnico inglês. Dificilmente ele decepcionaria. Ademais, Zola conhece a Inglaterra mas nunca trabalhou na Championship. E isso pode fazer a diferença.

Tratando a respeito dos reforços, o ex-jogador do Chelsea terá à sua disposição nomes interessantes como Manuel Almunia (sabe Deus por quê eles deixaram o ótimo Scott Loach ir embora), Matej Vydra, Almen Abdi e Daniel Pudil. Eles se juntarão aos confiáveis John Eustace, Mark Yeates, Jonathan Hogg e Craig Forsyth.

Tais jogadores deixam o Watford com um dos elencos mais interessantes da Championship (ao menos do meio para frente). Prova disso foi a vitória sobre o Crystal Palace por 3x2, onde Abdi e Vydra marcaram nos dois minutos finais.

É complicado dizer se Zola conseguirá fazer este plantel funcionar adequadamente até o término do primeiro turno, haja vista que os jogadores e até mesmo ele precisam se adaptar. Portanto, a torcida deve ter um pouco de paciência. Esta temporada será mais de transição do que de competição pelo acesso.

Por Gilmar Siqueira.

Gilmar Siqueira
domingo, 19 de agosto de 2012 às 21:12

Gostou? Compartilhe

Siga o Football League Brasil

Postagens recomendadas:

Comentários
0 Comentários

Seja o primeiro a comentar:

 
 
 

Blog Archive

Arquivo do blog