Finalmente "Kean Out"?

Kean Out. Venky Out.

Após a derrota para o Middlesbrough na última sexta-feira (21), o Lancashire Telegraph divulgou a notícia de que os proprietários do Blackburn estavam cogitando seriamente a demissão do técnico Steve Kean. Alguns jornalistas até declararam que saída do escocês é iminente.

Kean é seguramente um dos treinadores mais odiados das história do futebol inglês. Não pelos seus rivais, mas sim pelos próprios torcedores do Blackburn. Isso tudo começou no fim de 2010, quando os empresários indianos do VH Group (a família Venky) compraram o clube e destituíram o experiente Sam Allardyce. Esperava-se que Kean também deixasse o clube, mas em janeiro de 2011 ele passou de interino a treinador principal, lançando até mesmo críticas públicas contra Allardyce.

Somem todos estes fatores e o resultado será uma torcida muito furiosa. Eles não gostaram da aquisição dos Venky e muito menos da efetivação de Kean no banco de reservas. Até o momento sua experiência era apenas como auxiliar. Ele estava completamente despreparado para assumir um time que vivia maus momentos na Premier League. Como se não bastasse isso, os Venky também não sabiam como administrar o clube. Tantos problemas culminaram na queda do Blackburn para a Championship ao final da temporada 2011-2012.

O problema é que, ao longo do tempo, as críticas a Steve Kean foram se intensificando e o escocês chegou a receber ameaças de morte. Há cerca de um ano ele não pode andar pela cidade sem a companhia de seguranças. A torcida o vê como uma mancha que representa os Venky e que traiu Sam Allardyce.

"Sam está com raiva de mim, mas eu consigo dormir à noite. Eu nunca fiz nada para prejudicá-lo. Eu trabalhei boa parte de minha carreira para Sam.

"Dizem que eu o apunhalei pelas costas. Anteriormente me ofereceram empregos em circunstâncias semelhantes e eu disse não. Quando Chris Coleman deixou a Real Sociedad me ofereceram a chance de ficar mas eu me neguei. Pensei que era apenas interino no Blackburn. Eles (Venky) estavam cogitando outros nomes e eu acreditava que seria demitido assim que o novo técnico chegasse.

"Eu liguei para Sam no dia em que ele foi demitido. Eu disse que o ajudaria a vir até o campo de treinamento falar com os jogadores. Não poderia fazer isso se soubesse algo de antemão", declarou Kean na época.

As coisas nunca foram fáceis para ele, mas conforme a campanha dos Rovers ia piorando, sua situação também ia ficando cada vez mais insustentável. Ainda assim Venkatesh Rao e Balaji, irmãos Venky e diretores do VH Group, fizeram questão de mantê-lo para a disputa da Championship. Reforços de peso como Danny Murphy, Dickson Etuhu, Leon Best (que logo se lesionou), Kazim Richards, Nuno Gomes e Jordan Rhodes chegaram. Parecia que finalmente Kean encontraria a paz.

Enganou-se quem acreditou nisso. Mesmo antes de a temporada começar o senhor Shebby Singh, conselheiro do clube, disse que se o técnico não ganhasse seus primeiros três jogos seria demitido. E não foi só isso. Singh também criticou Morten Gamst Pedersen, chamando-o de "ex-jogador em atividade".

Se passaram sete jogos e o Blackburn perdeu apenas uma vez (como já foi dito, para o Middlesbrough). Utilizar esta derrota como justificativa para a possível demissão de Kean seria mascarar a verdade. O escocês não fez um bom trabalho (pelo menos não na Premier League), não agrada a torcida e isso -aparentemente- está provocando um êxodo em Ewood Park. Consequentemente, menos dinheiro para os indianos.

A família Venky está em uma posição bastante complicada. A partir do momento em que apostaram na permanência de Kean, compraram uma enorme briga com a torcida. Briga esta que, pelo patamar que atingiu, não acabaria apenas com a saída do escocês. 

Depois da chegada de reforços e de um bom começo na Championship, eles escolheram o pior momento possível para tomar esta decisão. É preciso se ter em mente que absolutamente todos os jogadores se compadeceram do verdadeiro drama pelo qual passou Steve Kean e uma revolta por parte deles contra os proprietários não seria nada saudável para o Blackburn.

Gilmar Siqueira
domingo, 23 de setembro de 2012 às 21:44

Gostou? Compartilhe

Siga o Football League Brasil

Postagens recomendadas:

Comentários
0 Comentários

Seja o primeiro a comentar:

 
 
 

Blog Archive

Arquivo do blog