Após vencer o Cardiff, Reading enfrentará Swansea na final


Assim como no outro confronto, o jogo de ida deste também havia resultado em um empate sem gols. Mas as duas equipes estavam dispostas a tudo pela classificação.
Mesmo jogando no Cardiff City Stadium o Reading, contando com seu craque Shane Long e com sucessivas falhas defensivas do Cardiff, venceu e irá disputar com o Swansea a última vaga para a Premier League.
Ambas as equipes não vieram a campo como de costume. O time da casa, que não contava com o ainda lesionado Craig Bellamy, entrou em um 4-3-3, tendo Whittigham, Burke e Olofinjana no meio-campo; na frente jogaram Chopra, Emmanuel-Thomas e Bothroyd.
Já Brian McDermott armou o Reading em um atípico 4-4-2 (atípico porque seu esquema usual é o 4-3-3), deixando apenas Shane Long e Noel Hunt no ataque.
Logo no primeiro minuto o irlandês camisa "9" já ameaçou a meta defendida por Bywater com um chute, mas a bola pegou na rede pelo lado de fora.
A partir daí foi o time anfitrião que passou a dominar as ações (e reclamar pênaltis, toda vez que caía alguém na área, eles reclamavam com Howard Webb) tendo, principalmente, a posse de bola. O problema foi que, se por um lado os organizadores, sobretudo Whittingham, estavam bem, por outro o ataque dependia exclusivamente de Jay Bothroyd, que precisava se movimentar dentro e fora da área para receber a bola.
Enquanto isso, os Royals, em vão, tentavam contra-atacar. O time de Brian McDermott não conseguia fazer com que a bola chegasse ao ataque, nas poucas vezes que a tinha, já que seus wingers -Cummings e McAnuff- estavam bastante apagados.
Mesmo sendo melhor em campo, aos 28', um conhecido problema voltou a assolar do Cardiff City, sua defesa. Após uma bola lançada por Karacan (melhor jogador dos Royals no primeiro tempo), o goleiro Bywater tentou dar um chutão ainda fora da área, mas não conseguiu. Nisso, Shane Long conseguiu finalizar e, mesmo a bola tendo tocado no defensor McNaughton, acabou entrando.
As coisas pioraram para os Bluebirds quando, aos 45', Keinan agarrou Mills, capitão do Reading, na área e o derrubou. Howard Webb não exitou em marcar a penalidade. Para a cobrança foi ele, Shane Long, que deslocou o goleiro e marcou o segundo gol dos Royals.
Para a segunda etapa, se esperava uma total blitz do Cardiff, que até começou bem, mas sempre deixando muitíssimos espaços em sua (fraca) defesa.
O problema do time de Dave Jones foi o mesmo do primeiro tempo, apesar de ter a posse de bola, não tinha chances de marcar. Mas o que a torcida galesa não contava era com uma súbita melhora do Reading, que em excelentes contra-ataques, por pouco não marcou.
Com cerca de 10 minutos, Shane Long conseguiu entrar na área dos Bluebirds, sem marcação alguma, e cruzou para a área, Noel Hunt foi quem empurrou em direção ao gol, mas a bola caprichosamente bateu na trave.
Partindo para o desespero, Dave Jones colocou Jason Koumas e o grandalhão Jon Parkin em campo, mas nem assim fez o goleiro Adam Federici praticar qualquer defesa. Méritos totais do sistema defensivo do Reading, impecável durante praticamente os 90 minutos.
Se o 4-4-2 dos Royals foi meio confuso no primeiro tempo, acabou sendo decisivo no segundo. Pois com ele, os contra-ataques foram facilitados. Destaque para Jobi McAnuff, que, desde o início ganhou todos os duelos individuais contra o lateral-direito Blake.
Faltando pouco mais de cinco minutos para o final da partida, o mesmo McAnuff recebeu a bola nos 3/4 do gramado, avançou, driblou dois zagueiros, entrou na área e finalizou com a qualidade de um artilheiro.
A final entre Swansea e Reading acontecerá no dia 30 de maio, segunda-feira, às 11h00 horário de Brasília em Wembley.



Gilmar Siqueira
terça-feira, 17 de maio de 2011 às 18:29

Gostou? Compartilhe

Siga o Football League Brasil

Postagens recomendadas:

Comentários
0 Comentários

Seja o primeiro a comentar:

 
 
 

Blog Archive

Arquivo do blog