A Conference nos apresenta Fleetwood e York



A festa do título.
Seguindo esta linha de análises, o Football League Brasil falou recentemente sobre  Crawley e Crewe. Agora chegou a vez de fazermos como na última temporada e comentar sobre os promovidos da Conference: Fleetwood Town e York City.

A fênix da Conference

Parece que virou moda o campeão da BSPL somar mais de 100 pontos na temporada. Foi o que aconteceu com o Fleetwood, que terminou a liga com 103. Mas poucos sabem o quanto esta equipe sofreu para chegar à The Football League pela primeira vez em sua história. Basicamente foi refundado três vezes devido a seríssimos problemas financeiros.

O Fleetwood FC surgiu em 1908 e deixou de existir em 1976. No entanto, apenas um ano mais tarde pode ressurgir com o nome de Fleetwood Town FC. Mas a situação tornou-se crônica em 1996 e mais uma vez houve a liquidação. Por fim, em 1997 "nasceu" o Fleetwood Wanderers (que mais tarde mudou de nome e voltou a adotar o Fleetwood Town), time que se encontrava na décima divisão. Nesta época, até mesmo a Conference era um sonho muito distante.

Mas como se deu esta ascensão nas divisões inferiores britânicas? Logicamente o time não ia começar a subir de produção de um dia para o outro. O que aconteceu foi que, em 2003, o empresário Andy Pilley assumiu a presidência do Fleetwood e passou a investir pesado. Na infra-estrutura sua maior contribuição foi a de 4,5 milhões de libras para o estádio Highbury (que não tem nada a ver com o antigo estádio do Arsenal). Contudo, diferentemente do Crawley Town, que se envolveu em certas polêmicas financeiras, o Fleetwood jamais passou por estes problemas sob a gestão de Pilley.

Soa de forma um pouco estranha falar isso agora, mas até meados da temporada era quase impossível imaginar que o Cod Army fosse lutar pelo título. A verdade é que a regularidade do galês Wrexham, sob o comando de Dean Saunders, era impressionante. Tudo apontava para uma campanha bastante semelhante à do Crawley em 2010-2011.

Mas foi só o treinador assumir o Doncaster que tudo mudou e os Dragons caíram muito de produção. Nisso, o Fleetwood, comandado pelo ótimo Micky Mellon, viu uma oportunidade para assumir a primeira colocação e garantir o acesso direto. 

Seu destaque ao longo da campanha foi, sem dúvida, o atacante Jamie Vardy. Artilheiro da BSPL com 31 gols (34 somando todas as competições), foi vendido ao Leicester City pela bagatela de 1 milhão de libras. Bom negócio para os Foxes e nem tanto para o Fleetwood, que precisará contar com o veterano Jon Parkin para a disputa da League Two.

Luton Town bateu na trave outra vez e York City se garantiu na TFL

Logicamente nosso objeto de análise será o York, mas é impossível não falar do Luton Town. A equipe perdeu a final dos play-offs da Conference pela terceira vez consecutiva. Ademais, o time que agora é comandado por Paul Buckle (ex-Torquay), conseguiu a classificação na última rodada vencendo o campeão Fleetwood.

O York, ao contrário do atual campeão, voltará à TFL depois de 7 anos. Neste meio tempo esteve próximo algumas vezes, mas não conseguiu o acesso. Outro ponto que o difere do Fleetwood é a homogeneidade de seu elenco, sem qualquer estrela que possa verdadeiramente desequilibrar uma partida. Com um modesto plantel nas mãos, Gary Mills fez um excelente trabalho.

O Minsterman mostrou que seria um adversário duríssimo nos play-offs ao vencer o FA Trophy 2012, batendo o Newport County na final por 2x0. Foi a primeira vez que pisou no gramado de Wembley em 100 anos.

Na final dos play-offs da Conference, também em Wembley, mostrou uma capacidade de reação fora do comum. Saiu perdendo para o Luton logo aos 2 minutos de jogo, mas empatou aos 26' e virou aos 47'. Além disso, é muito importante destacar a pressão que exerceu no campo adversário durante todo o duelo -mesmo após a virada- encurralando o time de Buckle. A partir desta partida tivemos uma noção da disciplina tática que os rivais da League Two encontrarão no York.

Por Gilmar Siqueira

Gilmar Siqueira
quarta-feira, 27 de junho de 2012 às 21:40

Gostou? Compartilhe

Siga o Football League Brasil

Postagens recomendadas:

1 comentários:

  1. Estão enganados, na temporada de 2009/10 o York City pisou em Wembley, pela final dos Play-offs da Conference, perderam de 1-3.

    ResponderExcluir