Um novo mundo.Triste desilusão?

Romain Larrieu está no clube desde 2000 e viu a crise desde o início.

É exatamente esta pergunta que os torcedores do Plymouth Argyle estão se fazendo há mais de um ano, quando uma enorme crise econômica assolou o clube, que chegou a entrar em administração e perder 10 pontos. Como se não bastasse isso, por duas vezes houve empresários muito próximos de comprar os Pilgrims, mas as negociações nunca evoluíram.

Em 2008, o Argyle havia conseguido seu acesso para a Championship e já estava pensando em investimentos que visavam o acesso à Premier League. Até então, o principal acionista do clube era o misterioso Yasuaki Kagami, que tornou-se acionista majoritário um ano antes.

Pouco se sabia sobre ele, já que quase não ia à Inglaterra e também evitava o contanto com a imprensa japonesa. A torcida então se mostrou bastante preocupada e o site do Plymouth acabou lançando uma nota explicando um pouco mais sobre os negócios do japonês e dizendo que ele tinha uma fortuna estimada em 42 milhões de libras. Depois disso, ganhou a alcunha de "o salvador do Plymouth".

Para se ter uma ideia, apenas 8 meses depois das negociações é que se confirmou que ele comprou 20% das ações do Argyle, vindo a ter 38% em menos de um ano. Seu porta-voz era o inglês George Synan, ilustre torcedor dos Pilgrims. Em 15 meses a proposta para o Plymouth já era a formação de "um novo mundo", contando com Kagami, Sir Roy Gardner e Keith Todd. A promessa inicial era a construção de um estádio de 46 mil lugares, logo após a promoção para a Premier League.

O que parecia bom demais começou a despertar certa desconfiança já na temporada 2009/10, quando os grandes empréstimos feitos não puderam ser quitados como todos esperavam. Parece uma situação um tanto confusa: se o time havia acabado de ser comprado, por que fazer empréstimos? A "injeção" financeira era uma certeza até então, mas não viria imediatamente, exatamente por isso eles buscaram uma forma rápida de conseguir o dinheiro.

A situação foi piorando quando vieram as cobranças e não havia nada nos cofres da equipe (ainda!). Tentando evitar um pânico generalizado, a diretoria anunciou a venda de jogadores importantes, o que resultaria em problemas dentro de campo, mas supostamente as dívidas seriam quitadas. Aí é que começou o desespero, porque mesmo com inúmeras vendas, não houve como pagar a dívida e veio o rebaixamento para a League One.

Na terceira divisão, o que parecia ruim ficou ainda pior e até funcionários tiveram que ser demitidos. Como se não bastasse isso, os jogadores ficaram mais de 3 meses sem receber salários. A alternativa encontrada pelos Pilgrims foi emprestar jogadores de várias outras equipes, na tentativa e formar um elenco e não gastar além do sumariamente necessário.

No meio da temporada o clube entrou em administração e Peter Risdale (sim, ele!) foi eleito pela diretoria o administrador, visando controlar a situação e "preparar o terreno" para um novo proprietário. Mas este, nunca veio. E o não pagamento das dívidas obrigou a "The Football League" a deduzir 10 pontos dos Pilgrims, jogando-os para a zona de rebaixamento.

O descenso era inevitável, mas o pior era chegar à League Two já sendo um dos candidatos ao rebaixamento, como aconteceu no caso do Argyle. O time começou a temporada 2011-2012 de forma ridícula sob o comando do experiente Peter Reid, conquistando 5 pontos em 12 jogos.

A "solução" encontrada pela diretoria foi demiti-lo, o que pareceu a todos uma atitude bastante inconsequente. Entretanto, a partir do momento que o capitão Carl Fletcher assumiu interinamente o comando técnico parece que as coisas mudaram e o esforço dentro de campo foi muito maior.

A torcida ainda precisa ser realista. Apesar desta aparente melhora, nada mudou. Os Pilgrims ainda estão em administração e correm risco até mesmo de fecharem as portas, o que seria desastroso. Recentemente a "The Football League" aprovou um pedido de aquisição de um empresário do ramo da hotelaria, mas até agora nada foi acertado. Aguardemos cenas dos próximos capítulos.

Gilmar Siqueira
quarta-feira, 12 de outubro de 2011 às 17:11

Gostou? Compartilhe

Siga o Football League Brasil

Postagens recomendadas:

1 comentários:

 
 
 

Blog Archive

Arquivo do blog