Mais um emocionante South Coast Derby |
Pressionado pela vitória do Reading, o Southampton entrou em campo precisando vencer seu rival Portsmouth para seguir na liderança isolada. Não teoria era simples, na prática não. O empate deixou os Saints na ponta apenas pelo saldo de gols.
A situação do Portsmouth é bem complicada . Isso não é segredo para ninguém. Mas se algo poderia motivar todos em Fratton Park seria uma vitória sobre o Southampton, que poderia marcar uma arrancada final contra o rebaixamento. Do outro lado estava o líder do campeonato, que voltava a contar com o artilheiro Rickie Lambert no time titular.
Foi o Pompey quem começou querendo assustar. A primeira grande chance saiu dos pés de Kelvin Etuhu, mas Davis fez uma grande defesa. A partir daí os Saints dominaram a posse de bola e, com certa calma, foram se aproximando do gol adversário. Esta estratégia deu certo quando, aos 27', Lambert fez um belo cruzamento e Billy Sharp abriu o placar.
Ele quase marcou o segundo pouco depois, mas a bola passou perto do gol de Ashdown e foi para fora. Nisso, o time de Michal Appleton finalmente começou a "ensaiar" alguns contragolpes perigosos. Em um destes, aos 36', Chris Maguire (emprestado pelo Derby County) recebeu no flanco esquerdo e conseguiu uma fantástica finalização para empatar o clássico.
O segundo tempo foi inferior tecnicamente ao primeiro. Parecia que ambas as equipes estavam receosas em atacar. O único chute perigoso nos primeiros 20 minutos foi de Lallana, que Ashdown defendeu magistralmente. O Pompey, por sua vez, se baseava em bolas alçadas para o escocês Maguire.
A maior parte da segunda etapa pode ter sido sonolenta neste jogo, mas os últimos dez minutos foram eletrizantes. O capitão José Fonte quase marcou o segundo de cabeça, mas lá estava Ashdown de novo. O segundo tento dos Saints saiu apenas aos 44', com Billy Sharp. Mas houve polêmica: o auxiliar levantou a bandeira anulando o gol. Depois de uma conversa com seu assistente, o árbitro acabou validando o gol de Sharp, o que levou os torcedores do Pompey à loucura.
Este seria um típico final de jogo feliz para o Southampton. Mas não acabou por aí. No derradeiro minuto do derby David Norris pegou a bola, arrancou pelo centro do gramado e resolveu arriscar de fora da área. Nas palavras do cronista do Southampton, "foi uma maravilha de gol". Esta maravilha deixou o Pompey com esperanças de permanecer na Championship.
Por Gilmar Siqueira