32 clubes foram representados DIVULGAÇÃO/FOOTBALL LEAGUE |
Um total de 32 dos 72 clubes foram representados ao menos em uma das 17 categorias, que foram julgadas por um corpo formado por renomados jornalistas e também por treinadores e funcionários da Football League.
Autor de 21 gols pelos Saints na Championship, o artilheiro Rickie Lambert desbancou seu companheiro de equipe Adam Lallana e Peter Whittingham (premiado pelo gol mais bonito do ano), do Cardiff, e faturou o prêmio de melhor jogador da Championship na temporada.
Na League One, a disputa foi bem menos acirrada. Não pela falta de destaques (muito pelo contrário), mas pela temporada absurda do escocês Jordan Rhodes, recompensado com o troféu pelos 33 gols que ajudaram o Huddersfield a atingir a quarta colocação.
Já pela League Two, o winger Matt Ritchie, do líder Swindon Town, recebeu o prêmio após contabilizar excelentes atuações e nove gols em 34 partidas disputadas, deixando para trás o meia Marlon Pack, do Cheltenham, e o atacante Tyrone Barnett, ex-Crawley e atualmente no Peterborough.
Também merecem destaque as premiações do uruguaio Gustavo Poyet (Brighton) e de Wilfried Zaha (Crystal Palace), nomeados, respectivamente, como melhor técnico e jogador jovem entre os 72 clubes, e do técnico do Shrewsbury Graham Turner, pelos serviços prestados à Football League.
Aos 64 anos, Turner, tem quase quatro décadas dedicadas à Football League, tendo atuado 650 vezes por clubes como Chester City, Wrexham e Shrewsbury. Contudo, o ex-zagueiro ganhou notoriedade à beira do gramado, pelos quatro acessos (Shrewsbury, Wolverhampton por duas vezes e Hereford) e duas semi-finais de FA Cup sob o comando do Shrewsbury, no início da década de 80.
Greg Clark, presidente da Football League, acredita que "a premiação foi uma oportunidade perfeita para comemorar o sucesso dos clubes dentro e fora de campo, além de recompensar a todos que contribuíram para o sucesso das competições".