O técnico passou os últimos 13 anos no Accrington (menmedia.co.uk) |
Com menos de uma semana de casa, Coleman decidiu promover quatro alterações na equipe derrotada pelo Wycombe, na semana passada: Dean Holden, Brett Ormerod, Stephen Jordan e Daniel Bogdanovic deram lugar a Nicky Adams, Ashley Grimes, Kevin Long e Joe Widdowson.
Mais que tática, as alterações representavam uma mudança de postura ao Dale, que começou pressionando o rival desde o início e por muito pouco não abriu o placar com o capitão Gary Jones, logo no primeiro minuto. Logo no lance seguinte, Jean-Louis Akpa Akpro também teve a chance de marcar, mas teve seu chute defendido por Cameron Belford.
Foram 15 minutos de pressão intensa até que o time da casa transformasse o volume de jogo em vantagem no placar. Nicky Adams escapou pela ponta e cruzou na cabeça de Jones, Belford fez a defesa parcial e Akpa Akpro empurrou para o gol vazio.
Mesmo em vantagem, o time da casa manteve o ritmo acelerado e seguiu pressionando em busca do segundo gol, principalmente nas investidas de Jones.
Acuado, o Bury só teve sua primeira chance real de gol aos 25 minutos. Após cobrança de escanteio, Eftobore Sodje subiu mais que a zaga e cabeceou para excelente defesa do húngaro Peter Kurucz
O ataque isolado dos Shakers, entretanto, não foi suficiente para que o panorama da partida mudasse. Ao contrário, foi a torcida mandante quem comemorou novamente, há cinco minutos do intervalo. Jason Kennedy arriscou da entrada da área e a bola desviou na defesa antes de sobrar para Ashley Grimes, que, livre de marcação, teve tranquilidade para quebrar um jejum de quatro meses sem marcar.
A etapa complementar começou assim como o término do primeiro tempo: com pressão e gol do Rochdale. O relógio apontava dez minutos, quando Adams cruzou na área e Grimes deu um leve toque e anotar seu décimo gol na temporada.
As coisas poderiam ter sido ainda piores para o Bury, mas Belford evitou que o clássico tivesse uma goleada fazendo boas intervenções em chutes de Akpa Aplkro e do jovem meia Andrew Tutte, que precisou de apenas cinco minutos em campo para dar trabalho a defesa adversária.
No fim, festa da torcida em Spotland que, além da boa atuação, comemorou uma vitória que não vinha desde 19 de novembro. Por outro lado, o Bury perde sua segunda partida em três jogos e se afasta da zona dos play-offs.